Uma proposta de abordagem a partir das áreas do conhecimento (Cartas a Théo de Van Gogh).

Reflexão em Ação – Caderno IV
Proposta 2. - Cartas a Théo.
1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes na obra.
Antes de destacar as dimensões de cultura, trabalho, ciência e tecnologia presentes na obra é necessário que entendamos como estas são reconhecidas pelas DCNEMs. Elas são entendidas como “eixo integrador entre conhecimentos de distintas naturezas de modo a contextualizar o que é histórico ao contemporâneo”. (Caderno MEC IV, P. 21).
No trecho da obra Cartas a Theo é possível, nessa perspectiva, reconhecer trabalho como uma prática que vai além daquilo que é essencialmente profissional, pois perpassa pelas ações humanas que demarcam a própria existência. Tal ideia se confirma quando Van Gogh reflete a respeito do lápis de carpinteiro e como antigos faber teriam desenvolvido seu trabalho, ou seja, de que forma agiriam como seres racionais que atuam no seu próprio ambiente de modo diferente e complexo em relação aos demais animais.
Deste modo, se atuam de modo reflexivo e complexo é, portanto possível associar a conceito de cultura proposto pelas DCENEMs, o qual sugere que a mesma seja entendida como um conjuntos de resultados dessas ações do trabalho sobre o mundo. Assim, as noções de cultura presentes no trecho da obra se confirmam ao passo que autor reflete a respeito de como os diferentes objetos de trabalho (lápis de carpinteiro, carvão, pena e óleo), poderiam interferir diretamente nos resultados de sua expressão artística, expressão esta, obviamente cultural.
Ao abordar a possibilidade de alguém inventar uma boa pena para se trabalhar com o tinteiro podemos notar a perspectiva tecnológica do autor, uma vez que já sugere que a tecnologia poderia influenciar e/ou colaborar com seu trabalho artístico e, consequentemente também modificar sua expressão cultural. Por fim, a concepção de ciência como resposta adaptativa do homem se percebe quando Van Gogh fala a respeito das intensidades distintas as quais é possível serem adquiridas a partir do lápis de carpinteiro, ou ainda, a viabilidade se utilizar o carvão mergulhado em água.
2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto, com qual objetivo?
Partindo dos pressupostos analisados na questão anterior, é possível trabalhar a obra em sala de aula a partir da possibilidade de reflexão da ação do ser humano sobre a natureza, sua prática no trabalho, sua produção artística as quais são resultado de um processo histórico e racional. Trabalho este que poderia perpassar as disciplinas de História, Sociologia, Arte e Filosofia. Logo, o objetivo seria fazer com que o aluno reflita a respeito da importância da obra para seu próprio conhecimento, histórico, filosófico e cultural.
Também as disciplinas de Química e Biologia, poderiam analisar, por meio de experiências científicas, como se dá o processo de desenvolvimento do carvão na natureza, e ainda, estudar o porquê dos diferentes resultados na pintura a partir do carvão molhado, lápis de carpinteiro e óleo. Tal prática visaria trazer para sala de aula um estudo dos conteúdos historicamente desenvolvidos o qual fosse melhor relacionado às perspectivas e conhecimentos prévios dos alunos.

ALECSANDRO FERNEDA - PROFESSOR PORTUGUÊS INGLÊS - COLÉGIO ESTADUAL DESEMBARGADOR - GUARANIAÇU - PR