Uma nova proposta de currículo interdisciplinar para o Ensino Médio

Desde os primórdios o homem busca conhecimentos através da observação e do questionamento em relação aos fenômenos da natureza e da vida em geral, constituindo o conhecimento empírico, sobre o qual a ciência se baseia considerando o senso comum e transformando em fatos científicos.
A escola por sua vez utilizando-se da sistematização do conhecimento acaba fragmentando o saber, descontextualizando os conteúdos.
O caderno IV propõe um trabalho interdisciplinar dividido em áreas de conhecimento de que há muito tempo os professores ouvem falar. A dificuldade encontrada na articulação dessas áreas deve-se à formação desconexa com o princípio da busca do conhecimento. Cada professor em sua disciplina busca inconscientemente segregar o conhecimento, evitando até mesmo incluir outras dimensões ao conteúdo proposto.
Assim como o filme A Vila, de M. Night Shyamalan (2004), quando os anciãos proibiam a sua comunidade de adentrar a floresta com o objetivo de protegê-los do que havia por trás dela, sem questionar se as experiências dos jovens seriam diferentes das vividas por eles, percebe-se a semelhança em relação ao trabalho desenvolvido na escola em relação ao conhecimento.
Dentro da sala de aula o não domínio da dimensão e proporção que se pode alcançar ao se interconectar com outras disciplinas e o medo do desconhecido leva a prática pedagógica a minimizar o potencial do conhecimento.
A proposta do caderno IV em criar uma forma articulada entre os componentes curriculares considerando o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia na perspectiva de uma formação integral, conduz o professor a buscar, pesquisar novas maneiras de efetivar a articulação interdisciplinar para os conteúdos.
Pensando sobre tema Educação Alimentar e Nutricional o desafio é interagir o saber popular em saúde com novas informações, conhecimentos, avanços e inovações que possam ser apropriados no contexto local, propor também a autonomia dos indivíduos com seu corpo, sua saúde, cuidados alimentares, incentivo à produção local de alimentos, observar e refletir sobre os costumes alimentares específicos dos alunos e da comunidade. Propor ações coletivas interdisciplinares em que a questão ambiental, econômico produtiva, histórico-cultural e técnico-organizacional em relação à saúde e alimentação permeiem tais ações.
A elaboração do currículo integrado assim como as atividades e as propostas devem ser muito bem preparadas e devem seguir um cronograma de atividades criadas de forma integrada e coletiva por toda a escola. Devem estar munidas de recursos pedagógicos, infraestrutura, planejamento e de muita pesquisa para que possam ser viáveis dentro da realidade escolar. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Formação de Professores do Ensino Médio - Ensino Médio e Formação Humana Integral - Versão Preliminar - Etapa I - Caderno IV - Setor de Educação da UFPR (2013). Curitiba

Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - Ministério da Educação - Conselho Nacional da Educação - Aprovado em 04/05/2011

Grupo

Professoras: Luciana Lopes, Débora Peniche Taira, Adriane de Oliveira, Gracília Ramos, Ariosvaldina Teles, Luciane Mafra e Circe.