Uma nova proposta de currículo

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O caderno IV (Áreas do conhecimento e integração curricular) nos trás uma reflexão muito importante acerca do formato curricular com o qual trabalhamos atualmente – fragmentado em disciplinas, onde os conhecimentos escolares acabam dissociados da realidade dos educandos, por mais que nos esforcemos para torná-los o mais concretos possíveis. Os filmes sugeridos também colaboram para refletirmos sobre esse aspecto curricular, que nada mais é que a reprodução da dinâmica social contemporânea (pois, como nos é apresentado, a fragmentação curricular é um acontecimento, ou seja, não foi construída de forma pensada).

Vimos que a nova proposta das DCNEMs buscam obter uma visão de totalidade da realidade por meio da integração dos conhecimentos transmitidos na escola, os quais devem ser trabalhados por áreas de conhecimento, quais sejam: Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas, as quais devem expressar a integração e a comunicação entre esses campos de saberes. Este seria um novo modelo de currículo baseado na interdisciplinariedade, que engloba não somente as disciplinas, mas as áreas de conhecimento. Segundo essa proposta, a interdisciplinariedade, trabalhada pelo viés da historicidade da produção do conhecimento deixa de ser um método para se tornar uma necessidade.

O importante é que nesta nova proposta não se está pensando em abandonar o plano abstrato da transmissão dos conhecimentos escolares ao contextualizá-los, ou seja, está se buscando um meio termo, na medida em que não se pretende abandonar o que já foi construído, mas sim melhorar e adaptar o currículo as novas necessidades. De acordo com o caderno IV, “a manutenção das especificidades de cada campo do saber não significa a compartimentalização e isolamento desses saberes”.

 

Com relação à proposta de trabalho com o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma integrada com todas as disciplinas escolares, eu, como professora de Língua Portuguesa, trabalharei os rótulos como instrumento de comunicação entre o alimento e o consumidor. Neste sentido, será feita a leitura e interpretação de rótulos de alimentos e bebidas industrializados, observando aos apelos de venda do slogam, da linguagem e das cores; os elementos componentes do gênero rótulo: Denominação de venda do alimento, Lista de ingredientes, Peso líquido, Identificação da origem, Identificação do lote, Prazo de validade, Instruções sobre o preparo e uso do alimento (quando necessário), Informações nutricionais, Contém glúten [a partir de 23/12/92 (lei nº 8.543)] e Alimentos para fins especiais (segundo a Portaria nº 29, de 13/01/98, alimentos formulados para atender necessidades específicas: diet, light, enriquecido em vitaminas, isento de lactose); escolha de produção de algum alimento, como por exemplo bolacha, e a produção de um rótulo com os elementos acima contendo as informações a respeito do produto. Nesta parte do estudo, as outras disciplinas colaborarão na construção do rótulo. Também será produzido um artigo de opinião a respeito da importância e benefícios de uma alimentação saudável. Este conteúdo será trabalhado com a 1ª série do Ensino Médio.