Trabalhar qualquer tema de forma articulada entre as diferentes disciplinas curriculares depende de um planejamento conjunto, antes e depois de cada um dos professores determinarem como irão abordar o assunto separadamente e elaborar seu planejamento pessoal recortando o tema proposto.
Nestas reuniões os professores devem decidir, em conjunto, qual o enfoque que todos devem seguir, posteriormente cada professor deverá decidir seu recorte pessoal e sua linha de ação, pois embora a intenção seja a integração e interdisciplinaridade, é em cada aula e com cada professor separadamente que se faz a construção do conhecimento por parte do aluno.
Os planejamentos também devem contemplar a articulação entre as disciplinas, pois isso torna o assunto mais interessante para o aluno e, portanto, facilita a compreensão, olhar os diferentes aspectos de um mesmo tema permite ao aluno comparar as similaridades e diferenças existentes.
Todas as disciplinas devem tratar do tema ao mesmo tempo, e cada professor deve estar interado de como o outro irá executar seu trabalho, para que possa sempre que possível fazer pontes e promover a percepção, por parte do aluno de que embora o conhecimento pareça ser compartimentalizado, na realidade as coisas não acontecem separadamente. Só assim o aluno vai entender o impacto que isso tem no todo.
É importante que se abordem temas ligados ao cotidiano do aluno, e que este seja estimulado a participar ativamente dos debates propostos, que se tenha em mente que a função principal da educação é desenvolver um pensamento crítico que capacite o aluno a efetuar suas escolhas, não só com relação ao assunto abordado, mas em todas as situações de sua vida.
A Educação Alimentar e Nutricional deve ser trabalhada, visando o fato de que a alimentação é uma questão global e atemporal, ou seja, em todos os lugares e em qualquer época e em todas as sociedades humanas, as pessoas se alimentaram e continuaram se alimentando e, para isso, construíram uma série de signos e significações para a prática. Foram criadas formas de produzir e armazenar e transportar esses alimentos, que eles possuem constituições químicas e físicas específicas, que o alimento ou a falta dele produz conflitos, que discursos são elaborados para criticar ou justificar essas questões, que pesquisas são desenvolvidas para sanar esses problemas.
Cada disciplina deve recortar o assunto de acordo com sua especificidade, mas deve dialogar incessantemente com as outras.