Uma breve concepção de cúrriculo

Esta temática nos leva a refletir como cada um em sua área e todas áreas juntas podem possibilitar o desenvolvimento do educando e fazer dele um sujeito que participa efetivamente na sociedade e na escola.

Dentro da minha matéria que é o inglês procuro mostrar o quanto usamos esta língua no dia a dia , uso exemplos de produtos de mercado, linguagem de celular e computadores e como estão relacionados e como são importantes .

Após leitura e reflexão a respeito do currículo e da leitura dos cadernos III e IV concluo que a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio é possível um caminho que não desvincula a cultura da ciência e do trabalho.

O currículo tem que levar em consideração o cotidiano que os alunos trazem para escola mas não deverá ser base do mesmo, devemos produzir uma relação mais dinâmica com esse conhecimento e levar em consideração a capacidade do indivíduo tornar-se autônomo moral e intelectualmente pois a formação humana também se refere a compreensão dos indivíduos em sua múltiplas dimensões.

Muito mais do que ser um fim em si mesmo o acesso ao conhecimento, convertido em saber escolar,é o meio pelo qual nos dispomos para a aproximação e realização de um projeto educativo.

Cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola auxiliam no processo formativo ao longo da vida.