Uma ação curricular integrada para uma formação humana integral

   O que estará acontecendo com essa nova geração NEM,NEM?
   O que está acontecendo com os educadores dessa nova geração ?
   Estamos todos preocupados em tentar atingir essa geração de jovens estudantes em alguns pontos dentro do ambiente escolar. Mas será que nosso trabalho está tendo um bom direcionamento pedagógico? Estou admitindo que preciso sempre estar me renovando para poder atingir os objetivos reais de minha profissão – formar pessoas conscientes e críticas, pensadores, cidadãos atuantes e não reprodutores de um conhecimento, muitas vezes obsoleto.
   Pensando nisso é que este terceiro caderno traz para ser questionado a importância de um bom currículo. Ele tem sim que ser pensado em vários eixos, para uma formação humana integrada de jovens estudantes que respiram tecnologia, mas não sabem utilizá-la para seu benefício  muitas vezes, aqueles que trabalham porque precisam mas não fazem o que realmente almejam e ainda, aqueles que não se manifestam culturalmente por não ter incentivo ou vontade.
   Há que se considerar que nosso trabalho só irá fazer a diferença para alunos do ensino médio, se este fizer diferença para nós mesmo.  Se atuarmos numa “descontextualização” achando que somos os detentores do conhecimento  e não mediadores de um conhecimento dinâmico, não conseguiremos resultados positivos com essa geração.
   A escola deve trabalhar integrada, obtendo a participação da equipe discente inclusive nos seus currículos e planos políticos pedagógicos.  Mas para que aquela tenha êxito, esta precisa ter consciência do trabalho que quer desenvolver e de sua importância.
Somos criativos sim!!! Por isso estamos atuando onde estamos! Precisamos parar um pouco mais para observar na hora de planejar o currículo de minha disciplina, focar no aluno como um todo e toda a sua identidade pessoal. Mas isso já se fala há muito tempo! Pois é, mas não se é praticado em suma.
   Temos que parar de teorizar um pouco e colocar em prática, achar que neste egocentrismo detentor do conhecimento é o bastante para uma nova geração de estudantes. Como se comenta no caderno 3, “os jovens são donos de uma lógica própria, isso significa que eles são sujeitos de suas próprias ações”.( p.20 ) Não podemos esquecer disso!!! Que estamos trabalhando sim com pessoas, seres pensantes que estão precisando de um direcionamento numa fase tão importante de sua vida!
Por isso a importância de se preparar muito bem  seus planos de aula e currículos, que seja pensado e considerado nos mínimos detalhes dentro da realidade da escola e do aluno para uma educação humana integral, onde sejam melhor aproveitados os conteúdos, os saberes especiais dentro do trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Para isso temos que conhecer nossas leis para poder criar currículos adequados e formarmos uma geração conscientes de suas vidas e da sociedade.

Colaboradores: Eneide, Guido, Tanize, Jane, Mônica, Edinaldo e Jane - Col. Aníbal K. Neto - Curitiba PR