Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga
Morretes/Pr
Orientador: Cássio Adriano Lombardo
LIMA, Mônica Corrêa
ROSA, Eliane Gomes
SIMÃO, Kamila de Matos
PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Um Projeto Curricular mais próximo do cidadão
RESUMO
Um projeto curricular, engloba planejamento pedagógico, mas não deve estar distante da realidade do educando, portanto deverá ser avaliado de tempos em tempos para que seja, se necessário modificado com o intuito de atender os anseios da comunidade em que está inserido. Um currículo envolve mais do que dimensão ensino-aprendizagem, ele deve se basear na integração escola-comunidade, democratização, visão inter-disciplinar, formação permanente de educadores e educandos.
PALAVRAS – CHAVE: Projeto curricular; Sujeito; Prática; Visão crítica
1 INTRODUÇÃO
Temos atualmente uma proposta curricular muito limitada e distante, principalmente sem base no contexto em que o educando está inserido. Dessa forma, buscamos aqui atraí-lo e envolvê-lo em processos de escolha do que deve ser trabalhado, valorizando seus costumes, sua cultura, suas necessidades, seus interesses. Devemos também estimulá-lo a produção de textos, instigá-lo a produzi-los, valorizando suas criações, seu espírito crítico, direcioná-lo a projetos educativos. O educando também deve ser estimulado à exploração de recursos didáticos de sua escola, recursos externos, sempre na busca de uma constante integração entre conhecimento do aluno com sua realidade e contexto.
2 DESENVOLVIMENTO
Estratégias e considerações: Em busca de conhecimentos
A investigação de problemas de ordem socioeconômica, sua análise por diferentes e diversos aspectos, históricos, geográficos, sociológicos, filosóficos e políticos, é o início e a aproximação para procura de soluções numa proposta curricular integrada e multidisciplinar. Atividades práticas, visitas a diversos lugares, museus, outras escolas, pontos turísticos, órgãos públicos, ampliam os conhecimentos e o inferem a um todo social, possibilitando a construção de projetos sociais e educativos em conjunto. Daí podem surgir projetos curriculares elaborados em conjunto, numa conexão coerente e integrada. Um cotidiano formado a partir de experiências e conhecimentos articulados, respeitando as diversidades e conectando escola, família, sociedade. Um cotidiano formativo, crítico sobre as relações sociais, econômicas, culturais e políticas.
3 ANÁLISES
Vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros (2009)
O interessante vídeo produzido pelos alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, que conta a história de vida de Joaquim Venâncio um jovem negro, que não sabia ler, mas buscou grandes conhecimentos de medicina e ajudava muito as pessoas, visitando suas casas para atendê-las com serviços de laboratório. O acesso ao Instituto, passava pelo quintal de sua casa e os alunos podiam vê-lo mais velho na área, sentado numa cadeira de balanço. Para Joaquim não havia conhecimento sem prática.
O resgate da memória de Joaquim Venâncio foi um trabalho muito interessante, que desperta de fato a curiosidade da história, e além da vontade que surge do resgate de tantas outras histórias, inclusive perdidas de nossos antepassados e de muitos que nem tiveram a possibilidade de ter seu nome imortalizado. Além da percepção de que tudo depende de nós, da nossa força de vontade, para conhecer, aprender, desenvolver um bom trabalho basta querermos. A tecnologia nos ajuda, facilita, amplia a cada dia nossas possibilidades mas é necessário interesse, vontade e dedicação e é isso que enquanto educadores ou pessoas ligadas à educação, devemos passar para nossos alunos, filhos, amigos e mais que tudo incentivá-los a descobrir que eles podem ser o que eles quiserem.
Sobre as ligações clandestinas
Um problema social muito sério, uma fraude, que causa além de um prejuízo de bilhões ao governo, que volta pra nós em forma de impostos, gera fatalidades, e é um risco a vida da população.
Atuando numa comunidade onde ocorrem muitos ‘gatos’, devido a própria necessidade dos moradores, faria um estudo de pesquisa em conjunto com as outras disciplinas e parceria da escola e comunidade, onde estes gatos ocorrem, levantamento de sua freqüência e quantidade, explanaria os porquês, esclareceria tudo que pode ocorrer em decorrência da sua prática à população e trabalharia para que esta pesquisa fosse levada ao conhecimento das autoridades e cobrada uma solução urgente.
4 REFERÊNCIAS
http://www.youtube.com/watch?v=SUkk5DLbUOQ
vídeo realizado por alunos da 1ª série da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no ano de 2009
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X1988000400012&script=sci_a...
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/09/01/internas_economia,5...