Um olhar reflexivo das juventudes no contexto escolar

ETAPA 1 - CADERNO Nº:  02   -  COLÉGIO ESTADUAL  PROFESSOR LOUREIRO FERNANDES - NRE: CURITIBA
PROFESSORES PARTICIPANTES: MARIA APARECIDA ANANIAS FERRONATO,PEDRO SERGIO BINI,RUBEN CASTEX NETO,GUILHERME AUGUSTO KLINGELFUSS,WARNA ELISABETH HENRICHSEN MUHLMANN. ORIENTADOR DE ESTUDO: VIVIANE APARECIDA CARVALHO LANGER.

 

O jovem contemporâneo apresenta um perfil social diferenciado do que se constata pela escola em suas práticas nos dias de hoje. Isto tem gerado um conflito entre professor e aluno pela falta de entendimento entre ambos, no que tange às concepções em relação as configurações/estruturas familiares; sociais; culturais; e tecnológicas.
Ao se tratar de construção de juventude, constatou-se em pesquisa realizada em sala de aula que o educando percebe claramente que o professor é o agente principal de transformação, sendo esta referência principal na sua formação de caráter, limites e regras para sua vida, fatores estes que contribuem para sua cidadania.
Numa das pesquisas realizadas com as turmas do primeiro e segundo ano do ensino médio, observou-se que as expectativas de futuro tiveram a seguinte  denotação: 24% querem ir para a universidade, 31% dos educandos querem construir patrimônio, o que deve estar vinculado a ter um bom emprego e para isso a formação acadêmica é fundamental.  A razão de estar estudando refere-se ao fato de 40% deles almejam ter um futuro melhor e “ser alguém” na vida. A sua visão do ensino médio revela que 22% considera o ensino médio difícil, 12% consideram bom e 11% consideram ruim. A faixa etária dos jovens variou entre os 14 e 18 anos e 79% deles não trabalham, apenas estudam.
Os respectivos dados apresentados configuram os interesses de grande parte dos jovens na busca da inserção no mundo do trabalho. Alguns educandos colocam a necessidade de trabalhar para ajudar no orçamento da família, o que acaba interferindo em seu rendimento escolar, e o que torna-se um desinteresse nos estudos, podendo até gerar uma desistência por parte do educando.
Nesse sentido, há uma preocupação por parte da escola em atender as necessidades dos educandos quando reivindicam aulas mais interessantes, significativas e motivadoras, tendo em vista que o modelo tradicional constituído ainda persiste.
Como ponto de partida, a formação de professores é essencial pela necessidade na transformação deste modelo tradicional de ensino que hoje está posto, tendo como perspectiva uma educação mais contextualizada nas bases da tecnologia, ciência e cultura.
Os desafios contemporâneos são grandes, mas temos que dar os primeiros passos, para que possamos avançar nas discussões e realizar ações efetivas para um olhar novo, à educação escolar.