Vários desafios permanecem, primeiramente destaca-se a questão da organização do ensino médio que vem contribuindo para as diferenças e desigualdades sociais entre as classes brasileiras. Apesar de várias tentativas de reestruturação, no decorrer da história, ainda não existe a construção de uma escola única e igualitária.
A integração entre educação e trabalho também é um grande desafio sendo que a maioria dos estudantes são trabalhadores.
O perfil dos alunos da nossa escola, nas turmas do ensino médio noturno, é de trabalhadores que apresentam necessidade financeira, portanto precisam estar dedicados ao trabalho e são conhecedores da necessidade da conclusão do ensino médio. Na sua grande maioria acreditam que é suficiente concluir o ensino médio, alguns apenas almejam cursar o ensino superior para buscar melhorias na qualidade de vida.
DCNEM afirma que o Ensino Médio baseia-se na formação integral do estudante, tendo em outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. A formação humana integral depende da inter-relação dos princípios citados. Concretizar a formação humana é um grande desafio que através dos estudos dos materiais apresentados na proposta poderá nos levar a um Ensino Médio mais voltado a formação humana integral.
Para concretizar a universalização do ensino médio será necessário acontecer uma reformulação da educação desde a base, evitando assim que os alunos ao chegarem ao ensino médio apresentem defasagem de conteúdo, e tragam na sua bagagem uma dose de vontade de adquirir cada vez mais conhecimento, valorizando o “estudar” para o crescimento pessoal.