TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO 3° ANO QUÍMICA E SUAS INTERDISCIPLINARIEDADE
TRABALHO COLETIVO REALIZADO PELO COLEGIO ESTADUAL ANTONIO DE CASTRO ALVES _ CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
CADERNO III CIENCIA DA NATUREZA 2015
COORDENADORA: MARIA DAS GRAÇAS PILGER
PROFESSORES:
Adriana Ragadalli
Alessandra Norchang
Beatriz B. Nunes
Bruna L. Dalcanalle
Cesar G. Righi
Claudia L. Turatto
Denise C. Nascimento
Fiorinda M. M. Pezzatto
Maria Glória Debona
Marina B. Tristone
Marines S. Kanieski
Neuza T. Gnoatto
Nivaldo Fontanelli
Noely Maria Ost
Rosalina V. Tormem
Sandra M. Neumann Favretto
Solange Grosseli
Tereza C. Magnabosco
TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS DO 3° ANO QUÍMICA E SUAS INTERDISCIPLINARIEDADE
Roteiro de trabalho para desenvolver com os alunos do 3º ano
Filme: Óleo de Lorenzo
Os objetivos desta atividade são:
- despertar o interesse para a Genética Humana por meio de uma atividade que simule o trabalho dos citogeneticistas na identificação e organização dos cromossomos humanos;
- identificar compostos orgânicos de cadeias longas principalmente à dos ácidos carboxílicos;
- analisar os interesses políticos, econômicos e sociais dentro das pesquisas científicas, investigação e produção dos medicamentos;
- perceber a motivação e perseverança dos pais pela procura da cura da doença do filho e de pessoas acometidas de alguma anomalia e a exclusão social.
Áreas de estudo: Química – Biologia – Português
Química – Química do Carbono – ligação e interações intermoleculares.
- Funções da química orgânica – ácidos carboxílicos.
- A função das diversas substâncias no organismo humano.
Biologia – Herança genética.
- Mielina.
- Imunossupressão.
- Lipídios.
Português – Leitura, interpretação de textos sobre os conteúdos citados.
– Figuras de linguagem.
Procedimento – Pesquisa sobre os temas em estudo em diversas fontes (livros, revistas, internet, etc.)
- Participar do desenvolvimento dos trabalhos de grupo.
- Participar das discussões dos temas relacionando-os a conceitos científicos.
Atividade 1
Dividir a turma em 9 grupos. Assistir o filme com a turma. Ao assistir o filme cada grupo deve estar atento a sua tarefa para apresentação posterior a turma.
Grupo 1 – fazer um breve relato da história apresentada no filme, acrescentado mais informações sobre Lorenzo ( pesquisar sobre os pais e sobre Lorenzo se já morreu quando e como) e sobre a evolução do tratamento da ALD.
Para isso, o grupo deve prestar atenção nos detalhes da história contada no filme, anotando as datas e fatos relevantes que ocorreram.
Fazer uma apresentação cronológica dos fatos, usando uma linha de tempo.
Grupo 2 – pesquisar sobre os diversos sintomas e consequências da ALD e também sobre herança genética ligada ao sexo. Durante o filme, o grupo deve prestar atenção no desenvolvimento dos sintomas de Lorenzo. Quais foram os exames realizados, como a doença foi diagnosticada e as limitações para o diagnóstico. O que é ALD, qual sua causa, como se desenvolve e o que ela provoca no organismo.
Grupo 3 – pesquisar sobre: o que é a mielina, quais as funções do organismo animal que ela e responsável, o que a falta dela pode causar e como ela se relaciona com a ALD. Dar exemplos de outras doenças que podem ter relação com problemas na bainha de mielina. Pesquisar também sobre o Projeto Mielina.
Grupo 4 - O grupo deve prestar atenção aos tratamentos a que Lorenzo foi submetido e os resultados alcançados. Pesquisar sobre imunossupressão, o que aconteceu no primeiro tratamento, quais foram as decisões que os pais de Lorenzo tiveram que tomar para que ele tivesse o tratamento. O que o grupo de pais de meninos ALD faziam e o que pensavam sobre a doença e sobre o tratamento. O que pensavam os pais de Lorenzo sobre o grupo. Qual foi o grande desafio dos pais de Lorenzo. Quais as perguntas que eles formularam ao longo do tratamento de Lorenzo e como tentaram responder a essas questões. Qual foi o resultado do trabalho dos pais de Lorenzo.
Grupo 5 – Prestem atenção às questões relacionadas ao desenvolvimento cientifico para responder as questões sobre: o que os médicos sabiam sobre a doença quando Lorenzo foi diagnosticado como um portador de ALD, quais foram as alternativas apresentadas pelos médicos para a família, quais foram as dificuldades encontradas pelos pais de Lorenzo para conseguir o tratamento e qual era a causa das dificuldades encontradas. Para o grupo, quais são os interesses em jogo nas pesquisas cientificas e por que algumas pesquisas têm prioridade e outras não. Quais foram às ciências envolvidas no tratamento de Lorenzo. Descrevam o trabalho do químico que aparece no filme e expliquem o que ele fez, ressaltando a importância de seu trabalho para sua realização profissional.
Grupo 6 – Identificar o nome e a fórmula das substâncias envolvidas no tratamento de Lorenzo e explicar o funcionamento delas no organismo. Procurem as fórmulas estruturais dos ácidos de C18 , C22, C24 e C26. Por que os níveis de C24 e C26 subiam com a dieta. De acordo com o filme, o que significa o termo aumento compensatório. O que são enzimas e qual o seu papel no organismo. Como é explicado no filme o funcionamento do principio de Inibição Competitiva. Por que o C18 e C22 foram chamados de ácidos médios, explique o funcionamento das dietas as quais Lorenzo foi submetido e o que deu certo ou errado.
Grupo 7 - O grupo deve prestar atenção nas partes em que menciona o tratamento com o Ácido oléico e o ácido erúcico. Mencionar por que o ácido erúcico não era aprovado para o consumo humano e qual foi o argumento dos pais de Lorenzo em defesa de sua aprovação para o tratamento da ALD. Como o grupo justifica o uso de uma cobaia humana para experimentar o ácido erúcico e o que pensam sobre o uso de cobaias humanas para testes de medicamentos.
Grupo 8 – pesquisar sobre os ácidos carboxílicos mais comuns, suas fórmulas, nomes e aplicações. O que são gorduras saturadas e insaturadas, que são ácidos monoinsaturados e o que são gorduras hidrogenadas e gorduras trans. O que são triglicerídeos e como um ácido carboxílico pode ser apresentado na forma de um triglicerídeo. Pesquisar também sobre sabões e respondam como eles são preparados os sabões, por que são eficazes na limpeza de gorduras e por que são solúveis em água.
Grupo 9 – Prestar atenção nas analogias e ou metáforas utilizadas para explicar alguns fenômenos durante o filme. Procurar distinguir as figuras de linguagem durante o filme. Seguem-se alguns exemplos:
Tratar a doença como um país.
Comparar o organismo como uma pia.
E outras que o grupo observar....
Atividade 2
Os grupos irão apresentar seu trabalho aos colegas usando a metodologia de Workshop.
Após assistir às apresentações dos grupos os alunos irão discutir sobre o tema e as anomalias e a exclusão social.
AVALIAÇÃO:
O desempenho do grupo será avaliado seguindo os aspectos:
Montagem e apresentação do workshop;
Debate sobre os objetivos do trabalho.
CONCLUSÃO:
A identificação dos cromossomos humanos é de grande importância para o diagnóstico e para a prevenção de muitas doenças hereditárias. Análise cromossômica pode ser decisiva no aconselhamento genético, ajudando a evitar o nascimento de crianças portadoras de doenças hereditárias bem como a importância de conhecer os compostos orgânicos presente nos alimentos e o que causam ao organismo.
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