Trabalho pedagógico escolar

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C.E Dom Pedro II - Foz do Iguaçu- Pr

A educação é por definição integral à medida que deve atender a todas as dimensões do desenvolvimento humano e se dá como processo ao longo de toda a vida. Assim, educação integral não é uma modalidade de educação, mas sua própria definição.

Já o PPP do colégio traz algumas considerações sobre essa Formação Humana Integral, na qual é fundamental que se garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidade humanas. A formação integral deve ser entendida como saber essencial, isto é, aquela que proporciona o saber sentir, o saber inovar, o saber ser crítico, o saber ser ético.

A educação é um processo voltado para o desenvolvimento humano integral, envolvendo a formação de qualidades humanas num determinado contexto de relações sociais. É um instrumento gerador de transformações sucessivas tanto no sentido histórico quanto no de desenvolvimento da personalidade. É a base para a aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, e fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração social, e conquista do sentimento de cidadania.

Nessa concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Esse processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade, tornando possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para se colocar a serviço do bem comum, com espírito solidário, com gosto pelo saber, e disposto a se conhecer desenvolver a capacidade afetiva, em uma visão inovadora.

A hora atividade nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná, segundo aspectos legais (Lei nº 13.807 e Instrução nº 02/2004 – SUED), deve se configurar em duas dimensões, a primeira como trabalho individual do professor, através da realização do planejamento das aulas e da elaboração e correção das avaliações dos alunos; e a segunda como trabalho coletivo através da leitura, estudo e discussões sobre o processo pedagógico. No entanto, a segunda dimensão, a da leitura e do estudo coletivo mediada pelo pedagogo escolar tem sido secundarizada nas escolas. O pedagogo, que deveria ter como prioridade a gestão pedagógica, acaba assumindo funções que não são de sua responsabilidade na escola, como por exemplo, o envolvimento em problemas de indisciplina dos alunos, que seriam resolvidos com a contratação e capacitação de funcionários responsáveis por esta função nas escolas, além de inúmeras vezes, devido a falta de professores, ser necessário que os pedagogos assumam a sala de aula, assim como todo o processo burocrático que é pertinente a função.

Outra questão é a organização da hora atividade concentrada, segundo a Instrução nº02/2004 – SUED Superintendência da Educação do estado do Paraná orienta que a organização da hora atividade priorize o trabalho coletivo dos professores que atuam na mesma área do conhecimento; ou o coletivo dos professores que atuam na mesma turma, série, etapa do ciclo ou anos; ou ainda a formação de grupos de professores para o planejamento e enfrentamento dos problemas. Mas se percebe que isto não tem sido possível devido a dificuldade de conciliar a atividade com os horários dos professores, pois o professor para fechar sua carga horária semanal precisa pegar aulas em diferentes escolas. Tal fato denota uma dificuldade de organizar o trabalho de forma coletiva na hora atividade, pois raramente se consegue concentrar os professores de uma mesma disciplina, dificultando essa avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente.

Quanto a hora-atividade, é proporcionada ao profissional da educação o que a lei institui; com o objetivo principal de garantir ao professor maior qualidade de aula, planejando suas atividades pedagógicas inerentes ao exercício da docência. Contudo vale salientar que não há uma integração dos envolvidos, uma vez que a estrutura física não possibilita que esta seja efetivamente usada para os devidos fins.

 

Cursistas:

Alessandro Ap. Cordeiro

Aretusa Katiuscia Barakat

Geni Silva Rodrigues Marin

Landamir T Labes

Micheli Regina Ruckhaber

Wilson Ricardo Saucedo

Coordenadora:

Izabel E Claudino