Trabalho Final

TRABALHO FINAL

 

No Brasil Império, vendo a necessidade de formar profissionais para atender as necessidades das mais diversas áreas, foi criado o Colégio Pedro II com o propósito de, inicialmente, formar as elites nacionais, os altos quadros políticos, administrativos e intelectuais do país.

No período colonial, a porcentagem de analfabetos era altíssima, sendo que o principal objetivo era alfabetizar e preparar os alunos para o mundo do trabalho. Hoje, um dos grandes objetivos ainda é acabar com o analfabetismo e preparar para o mundo do trabalho, pois vivemos numa sociedade consumista, capitalista.

Na atualidade vemos claramente duas faces do ensino no Brasil: as instituições privadas e de outro lado as escolas públicas.

As instituições particulares, elitizadas são freqüentadas por quem tem condições financeiras, oferecendo um ensino com mais qualidade.De outro lado, temos as escolas públicas, lutando para chegar ao patamar da educação das escolas particulares. Nos dias atuais o governo tem proporcionado aos alunos de escolas públicas o acesso ao ensino superior, procurando atender as necessidades e anseios dos mesmos. A educação escolar brasileira vem sendo muito discutida nas últimas décadas e nestes últimos anos o foco das discussões concentra-se no Ensino Médio, pois a LDB estabelece que a Educação Básica deve ser obrigatória e gratuita dos quatro (4) aos dezessete (17) anos de idade, organizando-se em: Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio, ou seja, todo jovem brasileiro terá que frequentar a escola pelo menos até os dezessete anos de idade.

A diversidade apresentada na educação atual é um grande desafio para escola, há necessidade de amplas discussões para assim achar um meio de atender as diversas etnias, culturas e religiões existentes em nosso ambiente escolar. Essas discussões devem promover o respeito entre os mesmos e participação efetiva de todos alunos  que frequentam o nosso ensino médio, pois eles muitas vezes são vistos por parte da direção, professores e equipe pedagógica como desinteressados e alheios ao conteúdo proposto em sala de aula, não dando a devida importância ao currículo escolar.

O currículo enquanto instrumentação de cidadania democrática deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitam o ser humano para realização das atividades nos três domínios de ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva visando a integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações públicas do trabalho e da simbolização subjetiva.

Observamos que uma maneira de melhorar a educação seria a ampliação da jornada escolar, oferecendo atividades extras curriculares que estimulem nossos alunos a gostarem da educação, a educação integral busca contribuir com o desenvolvimento do aluno, esse seria um ponto importante para começar, melhorar o entendimento do assunto, para isso é necessário aumentar as discussões sobre o mesmo e definir a melhor maneira de atingir o objetivo de melhorar a educação.

Na gestão democrática se faz necessária a participação de pais, professores e alunos em reuniões sobre eventos realizados pela escola em parceria com a APMF, nas decisões dos investimentos escolares.Deve ser pessoas com ética e que dispõe para dedicação a este cargo.

O Grêmio Estudantil desenvolve na escola um trabalho sociale voluntário, promovendo a solidariedade, auxiliam na divulgação de atividades preventivas no âmbito escolar.

A gestão democrática, deve envolver os diferentes segmentos da escola. A nossa escola é do tipo democrática, não temos ações patrimonialistas dentro dela, os gestores estão sempre solicitando sugestões e repassando informações de forma clara e objetiva, facilitando assim o fortalecimento da relação entre a escola, professores, alunos e pais, até citamos que os pais têm voz ativa junto aos gestores, através de assembleias públicas e a associação de pais e mestres. A autonomia da escola é um exercício de democratização de um espaço público. O projeto político pedagógico e a autonomia são processos indissociáveis, como é também a formação continuada, como elemento que promove a competência do grupo.

O CEPEM tem como meta formar cidadãos responsáveis, detentores de conhecimentos e sensíveis as causas humanas, prevalecendo sempre o diálogo, porém obedecendo a uma hierarquia, uma vez que ela se faz necessária para toda uma organização escolar.A sala de aula deve ser um local de espaço de ações pedagógicas que valorizem a auto-organização, o trabalho cooperativo e que tenham a problematização como estratégia básica para o ensino e a aprendizagem.

As avaliações precisam ser realizadas com base no currículo e planejamento, devem ser um processo de contínua construção. Devemos utilizar as avaliações como importante ferramenta no redimensionamento daquilo que foi planejado. É através das avaliações e do ensino que devemos como educadores preparar os alunos para o mercado de trabalho e a frequentar uma universidade. Em nossa escola, são realizadas no mínimo duas avaliações bimestrais.

Já as avaliações externas fazem parte do cotidiano da escola desde a década de 80 tendo como justificativa a necessidade de apresentar o desempenho e os resultados das instituições e dos sistemas educativos para que a equipe gestora possa apresentar os mesmos para comunidade e juntos buscar ações que possam auxiliar no aprimoramento das práticas pedagógicas garantindo assim melhoria na qualidade de ensino.

O objetivo principal das avaliações externas é extrair informações úteis que chequem o plano pedagógico que para muitos é entendida como um olhar de fora para dentro. O que causa uma certa resistência por parte dos professores quanto a real representação da aprendizagem dos alunos. O que reflete diretamente nos alunos que muitas vezes não as vê como importantes.

Para romper esse ponto de vista deve-se investir em formações que garantem ao professor a compreensão de que as mesmas representem um diagnóstico que apresentem aos docentes em quais campos do conhecimento os alunos apresentam mais dificuldades o que possibilita aos mesmos adequar sua proposta pedagógica na busca da superação, buscando novos instrumentos e materiais pedagógicos. Cabe lembrar que esse trabalho deve ser feito no coletivo escolar com a contribuição de todos. Um ponto de partida para que os mesmos sejam vistos como significativo é o compromisso de todos. Fazendo com que os resultados sejam analisados e trabalhados dentro de sua realidade e reforçados no Projeto Político Pedagógico e no Plano de Trabalho docente.

Quando a instituição vê os resultados das avaliações externas como fundamentais para o planejamento de suas práticas pedagógicas, podemos então discutir dois aspectos fundamentais: que pessoa se quer formar e pra que tipo de sociedade se forma a pessoa.

Colaboradores: Carla, Cristina, Débora, Fátima e Gervásio