Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na Área de Ciências e da Natureza

CADERNO III – ATIVIDADE 4 –
COLÉGIO ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA- TOLEDO
Orientadora : Neiva Aparecida dos Santos
Tamara Luz de Souza Giovanoni
Adilson Antonio Santos
Rosangela Vieira Santos
Hélio Luchini
Wilson Eger
Valmor Jorge Cardoso
Tathiane Gisele Henzel Scheid

TÍTULO: Fontes de energia e possíveis impactos ambientais
DISCIPLINAS : BIOLOGIA, SOCIOLOGIA, ARTE E MATEMÁTICA e LÍNGUA PORTUGUESA.
DISCIPLINAS: SOCIOLOGIA
OBJETIVOS:
Apresentar ações, tecnologias, inovações e novas necessidades das sociedades modernas;
Problematizar as relações de consumo da sociedade atual com os impactos causados ao meio ambiente, percebendo os sujeitos envolvidos no processo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Problematizar a organização do sistema capitalista de produção;
Compreender que as fontes de energia natural e não renováveis não são finitos;
Compreender que a extração de recursos não renováveis e renováveis colocam em risco as condições ambientais e sociais do planeta;
Compreender o processo de produção, bem como as relações de poder estabelecidas pelo sistema produtivo atual.
METODOLOGIA:
Para trabalhar com esse conteúdo optamos por aplicar o método dialético, enquanto princípio pedagógico que media a interação dos sujeitos envolvidos. A relação com a realidade dos conteúdos e a possibilidade de construção crítica do conhecimento, formando sujeitos reflexivos, quanto a sua posição e consequências de suas ações no planeta,
DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO:
Nas aulas o objetivo é propiciar um espaço de reflexão sobre como as relações de produção e consumo são estabelecidas na atual conjuntura produtiva mundial. Como elemento motivador utilizamos o vídeo “A história das coisas” para instigar a reflexão e o debate entre os alunos a respeito do consumismo exagerado, a maneira como a sociedade de consumo funciona e as perspectivas desse sistema para o futuro. O vídeo, produzido nos Estados Unidos por Louis Fox e narrado por Annie Leonard, tem duração de 21 minutos e 26 segundos que pode se baixado do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k . O vídeo apresenta o percurso e as consequências do modo de produção baseado na exploração das riquezas naturais, na transformação, consumo e consequentemente no descarte do lixo, nos problemas para continuar a usar um sistema finito.
JUSTIFICATIVA:
Para facilitar o entendimento do vídeo para os alunos, é recomendável que o professor elabore um roteiro sobre o que a turma deverá observar ao assistir. A seguir, uma sugestão para ser aplicada em sala de aula:
1) O que você entende quando a apresentadora para em “economia de materiais”?
2) Quem são as “pessoas” apontadas no vídeo que possuem um maior poder de decisão?
3) Segundo o vídeo, como a humanidade está explorando os recursos naturais?
4) A emissão de produtos químicos pelas fábricas é benéfica ou maléfica para aqueles que nelas trabalham?
5) O que é a “seta dourada” apontada pelo vídeo? Por que ela é o “coração do sistema”?
6) O que é a obsolescência planejada? E a obsolescência perceptiva?
7) Segundo o vídeo, como é feito o descarte do lixo? A reciclagem resolveria o problema?
Ao final antes de tecer as considerações, deixamos que os alunos opinassem e construíssem os seus conhecimentos e suas percepções sobre o tema exposto. Apenas depois realizamos observações sobre os principais pontos do vídeo, inclusive respondendo às perguntas acima mencionadas. Em conclusão ao tema, é importante considerar qual deve ser o papel do ser humano na transformação do espaço. É possível construir uma sociedade que seja realmente sustentável?
TÍTULO: Fontes de energia e possíveis impactos ambientais
DISCIPLINAS: BIOLOGIA
OBJETIVOS:
No terceiro bimestre iremos trabalhar, observar que os combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aumento do efeito estufa e também para a poluição atmosférica, são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
Conhecer as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de energia elétrica.
Conteúdo Estruturante
Primeiro ano
Propõe o trabalho que possibilita a discussão do conceito de energia renovável. Discute-se tal conceito a partir de um modelo explicativo fundamentado nas ideias do calórico, que representava as mudanças de temperatura entre objetos ou sistemas. Ao propor o calor em substituição à teoria do calórico, a pesquisa científica concebeu uma das leis mais importantes da ciência: a lei da conservação da energia.
Segundo ano
Propósito de provocar a busca de novos conhecimentos na tentativa de compreender o conceito energia no que se refere às suas várias manifestações, como por exemplo, energia mecânica, energia térmica, energia elétrica, energia luminosa, energia nuclear, bem como os mais variados tipos de conversão de uma forma em outra (DCE, 2008).
Terceiro ano
Conceitos científicos essenciais para o entendimento de questões sobre a conservação e a transformação de uma forma de energia em outra e para a compreensão do objeto de estudo da disciplina de Biologia (DCE, 2008): • Formas de energia; • Conversão de energia; • Transmissão de energia.
Conteúdos Básicos
Energia • Conceito de energia – conversão, transmissão de energia, energia mecânica, térmica, luminosa, nuclear, processos de irradiação, convecção e condução. • Energia relacionada aos ciclos de matéria na natureza.
Biodiversidade: Ecossistema, comunidade e população (extinção de espécies) •Fósseis e sua relação com a produção contemporânea de energia não renovável.
http://www.cscjardimconsolata.seed.pr.gov.br/

DISCIPLINA: ARTE
SERIE: 1 ANO
Como educadores podemos trabalhar o conteúdo de propaganda e a publicidade para orientar os alunos em relação às fontes de energia e os possíveis impactos causados a natureza. 
Começamos a aula explicando sobre o que é, e quais são as fontes de energia. Numa próxima aula serão formados grupos e cada um começa a pesquisa na internet sobre o conteúdo a ser apresentado e tendo o professor como mediador  para realização de slides. Logo após começam a confeccionar cartazes para serem  expostos aos demais alunos da comunidade escolar com o objetivo de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os demais alunos.

CONCLUSÃO
Não podemos nos enganar pensando que as fontes de energia e desenvolvimento sustentável serão alcançadas sem a educação ambiental, pois se trata  de uma consciência  cultural, que é passado de pai para filho, ou  do acesso ao conhecimento através da educação.
O objetivo da publicidade é fornecer um conhecimento maior sobre as fontes de energia e os possíveis  impactos  ambientais. Assim podemos criar um novo senso comum onde às pessoas prezem e valorizem o equilíbrio social e ambiental, pois é o meio em que vivem.

CONTEÚDO:
RELAÇÃO ENTRE MEIO AMBIENTE E AS RELAÇÕES DE CONSUMO: IMPACTOS AMBIENTAIS DA SOCIEDADE MODERNA
DISCIPLINA LÍNGUA  PORTUGUESA:
CONTEÚDO: 
TEXTO PARA LEITURA
Fontes de energia renováveis
São aquelas formas de produção de energia em que suas fontes são capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo, contando com recursos que se regeneram ou que se mantêm ativos permanentemente. Em outras palavras, fontes de energia renováveis são aquelas que contam com recursos não esgotáveis.
Existem vários tipos de fontes renováveis de energia, das quais podemos citar a solar, a eólica, a hídrica, a biomassa, a geotérmica, a das ondas e a das marés. Veja um breve resumo sobre cada uma dessas energias não esgotáveis:
Energia solar
Consiste no aproveitamento da radiação solar emitida sobre a Terra. Trata-se, portanto, de uma fonte de energia que, além de inesgotável, é altamente potente, pois uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias. A sua principal questão, todavia, não é a sua disponibilidade na natureza, e sim as formas de aproveitá-la para a geração de eletricidade.

Estação de captação de energia solar
Existem duas formas de utilização da energia solar, a fotovoltaica, em que placas fotovoltaicas convertem a radiação solar em energia elétrica, e a térmica, que aquece a água e o ambiente, sendo utilizada em casas ou também em termoelétricas através da conversão da água em vapor, este responsável por movimentar as turbinas que acionam os geradores.
Energia eólica
Utiliza-se da força promovida pelos ventos para a produção de energia. Sua importância vem crescendo na atualidade, pois, assim como a energia solar, ela não emite poluentes na atmosfera. As usinas eólicas utilizam-se de grandes cataventos instalados em áreas onde a movimentação das massas de ar é intensa e constante na maior parte do ano. Os ventos giram as hélices, que, por sua vez, movem as turbinas, acionando os geradores.

Estação de produção de energia eólica
Embora essa fonte de energia seja bastante eficiente e elogiada, ela apresenta algumas limitações, como o caráter não totalmente constante dos ventos durante o ano, havendo interrupções, e a dificuldade de armazenamento da energia produzida.
Energia hídrica ou hidroelétrica
Por sua vez, a energia hidroelétrica utiliza-se do movimento das águas dos rios para a produção de eletricidade. Em países como Brasil, Rússia, China e Estados Unidos, ela é bastante aproveitada pelas usinas que transformam a energia hidráulica e cinética em eletricidade.

Usina hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo
Como é necessário o estabelecimento de uma área de inundação no ambiente em que se instala uma usina hidrelétrica, a sua construção é recomendada em áreas de planalto, onde o terreno é mais íngreme e acidentado, pois rios de planície necessitam de mais espaço para represamento da água, o que gera mais impactos ambientais.
Por um lado, as hidroelétricas trazem vários prejuízos ambientais, não só pela inundação de áreas naturais e desvio de leitos de rios, como também pelo dióxido de carbono emitido pela decomposição da matéria orgânica que se forma nas áreas alagadas. Por outro lado, essa é considerada uma eficiente forma de geração de eletricidade, além de ser menos poluente, por exemplo, que as termoelétricas movidas a combustíveis fósseis.
Energia da biomassa
A biomassa corresponde a toda e qualquer matéria orgânica não fóssil. Assim, pode-se utilizar esse material para a queima e produção de energia, por isso ela é considerada uma fonte renovável. Sua importância está no aproveitamento de materiais que, em tese, seriam descartáveis, como restos agrícolas (principalmente o bagaço da cana-de-açúcar), e também na possibilidade de cultivo.

A biomassa é utilizada como fonte de eletricidade e também como biocombustível
Existem três tipos de biomassa utilizados como fonte de energia: os sólidos, os líquidos e os gasosos.
Combustíveis sólidos: podemos citar a madeira, o carvão vegetal e os restos orgânicos vegetais e animais.
Combustíveis líquidos: o etanol, o biodiesel e qualquer outro líquido obtido pela transformação do material orgânico por processos químicos ou biológicos.
Combustíveis gasosos: aqueles que são obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano coletado em áreas de aterros sanitários.
Energia geotérmica
A energia geotérmica corresponde ao calor interno da Terra. Em casos em que esse calor se manifesta em áreas próximas à superfície, as elevadas temperaturas do subsolo são utilizadas para a produção de eletricidade.

Usina de energia geotérmica
Basicamente, as usinas geotérmicas injetam água no subsolo por meio de dutos especificamente elaborados para esse fim. Essa água evapora e é conduzida pelos mesmos tubos até as turbinas, que se movimentam e acionam o gerador de eletricidade. Para o reaproveitamento da água, o vapor é novamente transportado para áreas em que retorna à sua forma líquida, reiniciando o processo.
O principal problema da energia geotérmica é o seu impacto ambiental através de eventuais emissões de poluentes, além da poluição química dos solos em alguns casos. Somam-se a isso os elevados custos de implantação e manutenção.
Energia das ondas e das marés
É possível utilizar a água do mar para a produção de eletricidade tanto pelo aproveitamento das ondas quanto pela utilização da energia das marés. No primeiro caso, utiliza-se a movimentação das ondas em ambientes onde elas são mais intensas para a geração de energia. Já no segundo caso, o funcionamento lembra o de uma hidrelétrica, pois cria-se uma barragem que capta a água das marés durante as suas cheias, e essa água é liberada quando as marés diminuem. Durante essa liberação, a água gira as turbinas que ativam os geradores.
PENA, Rodolfo F. Alves. "Fontes renováveis de energia"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-renovaveis-energia.htm>. Acesso em 28 de agosto de 2015.
TÍTULO: Fontes de energia e possíveis impactos ambientais
DISCIPLINA: Matemática
A matemática deve ser visto como uma disciplina que possibilita a utilização de técnicas e estratégias que visem sua aplicação em outras áreas de conhecimento e na vida profissional .  Quando falamos da matemática na educação o seu valor “como bem cultural de leitura e interpretação e interpretação da realidade e possa estar melhor preparado para sua inserção no mundo do conhecimento e do trabalho” (PCNs, 1999, p.258).
O trabalho coletivo através de projeto interdisciplinar possibilita tal interação, levando o educando a utilizar conceitos e fundamentos matemáticos, bem como a interpretação, sistematização de dados estatísticos, leitura de gráficos e tabelas.   

Números e álgebra, grandeza e medidas, geometria , funções e tratamento da informação
Conteúdo Estruturante e específicos
Primeiro ano
ENSINO MÉDIO 1º ANO
Conteúdo Estruturante:  Funções
Definição de uma função afim, Valor de uma função afim, Representação de uma função.
Os estudantes do primeiro ano do ensino médio poderão coletar dados sobre o consumo de energia, tendo registrado os valores referentes ao objeto de estudado, após pesquisar sobre o tema farão a sistematização dos dados em tabelas e os representarão no plano cartesiano, poderão representar também através de gráficos de setores e gráficos de colunas os dados coletados. A representação de gráfico deve propiciar melhor compreensão das informações coletadas, e

Segundo ano
ENSINO MÉDIO 2º ANO
Conteúdo Estruturante: Geometria, Números e Álgebra.
Conteúdos Específicos: Representação de dados na forma de matrizes, operações e resolução de problemas.
Matrizes e determinante, subtração e multiplicação de matrizes Cálculo de determinantes Tratamento da Informação. Espaço amostral e eventos Cálculo de probabilidades Estatística Representação gráfica.
O conteúdo de Matrizes tem inúmeras aplicações práticas que podem ser utilizadas, quando se faz uso de informações e pesquisa de dados, a utilização de números organizados em gráficos e tabelas aliados as operações com matrizes, oportuniza aos estudantes a aplicação dos conceitos, e dos algoritmos utilizados na resolução de situações problemas utilizando o conceito de  matrizes  e determinantes.

Terceiro ano
ENSINO MÉDIO 3º ANO
Conteúdo Estruturante: Números, álgebra e Geometria. Medidas de volume Medidas de grandezas. Geometria plana, Propriedades de figuras geométricas, Semelhança de triângulos, Relações métricas no triângulo retângulo Geometria espacial, cálculo de área e volume.
O projeto interdisciplinar leva os estudantes e pesquisarem e refletirem, bem como utilizarem as diferentes áreas do conhecimento, os conteúdos matemáticas abordados no terceiro ano do ensino médio, fará com que o mesmo possa efetuar cálculos de áreas volume e grandezas, utilizar regra de três e proporção, fazendo comparativo e análise dos  pontos positivos e negativos em relação ao uso e consumo de diferentes fontes de energia .

Conclusão :

A matemática deve ser visto como uma disciplina que possibilita a utilização  de técnicas e estratégias que visem sua aplicação em outras áreas de conhecimento e na vida profissional .  Quando falamos da matemática na educação o seu valor “como bem cultural de leitura e interpretação e interpretação da realidade e possa estar melhor preparado para sua inserção no mundo do conhecimento e do trabalho” ( PCNs, 1999, p.258).
O trabalho coletivo através de projeto interdisciplinar possibilita tal interação, levando o educando a utilizar conceitos e fundamentos matemáticos, bem como a interpretação,  sistematização de dados estatísticos, leitura de gráficos e tabelas.