Trabalho coletivo de estudantes e uma interação entre os diversos componentes curriculares
ATIVIDADE DO CADERNO DE MATEMÁTICA REFLEXÃO 2
Discutimos sobre as juventudes no Ensino Médio percebendo que, em geral, a curiosidade e a criatividade são pouco exploradas no cotidiano da escola para esses grupos.
Teríamos uma sugestão de aula que possa sustentar um trabalho coletivo dos estudantes e uma interação entre os diversos componentes curriculares.
Formular uma ou mais perguntas em uma área de interesse do grupo.
Justificativas (por que o projeto é importante?)
Objetivos (o que se pretende alcançar com o projeto?)
Metodologia de atividades (como o projeto será desenvolvido?)
Quais instrumentos podem ser utilizados para a compreensão sobre o quanto os objetivos foram atingidos e sobre a adequação do planejamento? (Avaliação processual e das aprendizagens)
Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho?
Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês?
Como planejar atividades como essa no seu contexto?
É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola?
1. Justificativa:
“A trajetória dos desafios educacionais contemporâneos que vivemos nos fez buscar a proposta de estudo do grupo, proporcionando aos alunos conhecimentos que os capacite no sentido de enfrentar situações postas pela realidade social, no sentido de orientá-los quanto ao uso indevido de drogas, a violência, preservação do meio ambiente, cidadania, educação, direitos humanos e preconceito.
Mediante esta realidade social a prática pedagógica pode ser contextualizada e interdisciplinar, promovendo situações de esclarecimento e conscientizando os alunos de como se prevenir em relação a esses problemas, usando uma metodologia contextualizada e contínua, sem fragmentar o trabalho dos educadores em projetos isolados.
A problematização relacionada ao uso indevido da droga foi como desenvolver um trabalho contínuo sobre drogas de forma a despertar no educando o interesse em saber os males causados pelo uso dela na saúde do indivíduo, na família e na sociedade.
2. Metodologia
Diante do crescente número de adolescentes que estão envolvidos com drogas (lícitas e ilícitas) nas escolas, na sociedade e na família, foram realizadas atividades de conscientização despertando o interesse dos alunos a perceber a gravidade e as consequências que as drogas trazem para o organismo, prejudicando a saúde, o relacionamento familiar e também a relação com o grupo social.
Durante o trabalho realizado, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar abrangendo todas as disciplinas: Sociologia, Geografia, Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Biologia, Artes, Educação Física, e de forma contínua, envolvendo o trabalho pedagógico realizado na escola, sobre a prevenção ao uso indevido de drogas.
Foram realizadas durante as aulas estudos, discussões e diálogos com alunos sobre o tema com uma metodologia dinâmica e mobilizadora, dando oportunidade de fortalecimento do senso de identidade social no relacionamento com grupos saudáveis, utilizando-se como material de apoio para direcionar o trabalho.
Iniciamos apresentando várias gravuras dentre elas:
I – Figura
Fonte: http://ceticismo.net/wp-content/uploads/cerebro_drogas
II – Figura
FONTE: http://s3.accelerated-ideas.com/generic/images/dicasdesaude
III - Figura
FONTE: http://www.gostodeler.com.br/images/693/crack_charge
Após termos escolhido a II figura assistimos ao filme Escritores da Liberdade, o qual trata da realidade que alguns jovens americanos do século XX viviam coma a violência doméstica, as drogas, a prostituição, o desemprego entre outros faziam com que eles procurassem uma fuga nas ruas e envolvendo-se em situações de vulnerabilidade aproximando-se inclusive de gangues.
A partir deste momento os professores envolvidos com as atividades propuseram aos alunos que trabalhassem em grupos, de forma lúdica, com músicas que falassem sobre o tema.
Como sugestão para Artes indicamos: Drogas Nunca Mais, de Dunga; Diga não as drogas, de Alexandre Pires; Sexo e Drogas, do grupo Capital Inicial; É preciso saber Viver, do Titãs; resultando no trabalho de paródias e dramatizações propondo ao fim que um grupo de alunos apresentasse uma peça teatral relacionada ao tema.
A partir disso, foi trabalhado com poesias para área de Língua Portuguesa, interpretações e declamações, onde os professores sugeriram que os educandos utilizassem as seguintes poesias: Drogas, de Tainara da Conceição Souza; Só Quem Não pensa usa Drogas, de Raimundo Nonato da Silva; Cachimbo Maldito, de Benedito Moraes de Carvalho; O Vale da Sombra, de César Moura; e Overdose, de César Moura; e também as pesquisadas pelos alunos, os mesmos puderam compor novas poesias, expondo-as em mural.
Em seguida relacionada a matéria de Sociologia, realizaria-se um estudo junto as famílias dos jovens e as instituições oficiais locais um levantamento a fim de conhecer a realidade social sobre o tema.
Já relacionado a Geografia dando continuidade ao trabalho dos alunos, os mesmos pesquisaram na biblioteca e laboratório de informática sobre o aumento da violência relacionada às drogas, número de consumidores do sexo masculino e feminino, mortalidade devido ao uso de drogas.
Depois disso, relacionado a Matemática realizariam a produção e interpretação de tabelas e gráficos dos assuntos pesquisados e discutidos em debate.
Em Educação Física trabalharíamos com documentários sobre drogas no esporte: uma triste e destrutiva relação.
Trabalharíamos em Biologia relacionando em forma de pesquisa, os efeitos e as consequências e porque as drogas são tão prejudiciais para a saúde.
Em Química relataríamos a composição das drogas mais famosas e quais componentes as fazem tão perigosas.
Já para finalizar os trabalhos propostos, mais como forma de fixação dos malefícios causados quando utilizada de forma indevida, associaríamos a droga a Física Quântica e proporíamos como a droga pode ter influência no desligamento do corpo astral, mental do físico.
ATIVIDADE DO CADERNO DE MATEMÁTICA REFLEXÃO 2
Discutimos sobre as juventudes no Ensino Médio percebendo que, em geral, a curiosidade e a criatividade são pouco exploradas no cotidiano da escola para esses grupos.
Teríamos uma sugestão de aula que possa sustentar um trabalho coletivo dos estudantes e uma interação entre os diversos componentes curriculares.
Formular uma ou mais perguntas em uma área de interesse do grupo.
Justificativas (por que o projeto é importante?)
Objetivos (o que se pretende alcançar com o projeto?)
Metodologia de atividades (como o projeto será desenvolvido?)
Quais instrumentos podem ser utilizados para a compreensão sobre o quanto os objetivos foram atingidos e sobre a adequação do planejamento? (Avaliação processual e das aprendizagens)
Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho?
Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês?
Como planejar atividades como essa no seu contexto?
É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola?
1. Justificativa:
“A trajetória dos desafios educacionais contemporâneos que vivemos nos fez buscar a proposta de estudo do grupo, proporcionando aos alunos conhecimentos que os capacite no sentido de enfrentar situações postas pela realidade social, no sentido de orientá-los quanto ao uso indevido de drogas, a violência, preservação do meio ambiente, cidadania, educação, direitos humanos e preconceito.
Mediante esta realidade social a prática pedagógica pode ser contextualizada e interdisciplinar, promovendo situações de esclarecimento e conscientizando os alunos de como se prevenir em relação a esses problemas, usando uma metodologia contextualizada e contínua, sem fragmentar o trabalho dos educadores em projetos isolados.
A problematização relacionada ao uso indevido da droga foi como desenvolver um trabalho contínuo sobre drogas de forma a despertar no educando o interesse em saber os males causados pelo uso dela na saúde do indivíduo, na família e na sociedade.
2. Metodologia
Diante do crescente número de adolescentes que estão envolvidos com drogas (lícitas e ilícitas) nas escolas, na sociedade e na família, foram realizadas atividades de conscientização despertando o interesse dos alunos a perceber a gravidade e as consequências que as drogas trazem para o organismo, prejudicando a saúde, o relacionamento familiar e também a relação com o grupo social.
Durante o trabalho realizado, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar abrangendo todas as disciplinas: Sociologia, Geografia, Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Biologia, Artes, Educação Física, e de forma contínua, envolvendo o trabalho pedagógico realizado na escola, sobre a prevenção ao uso indevido de drogas.
Foram realizadas durante as aulas estudos, discussões e diálogos com alunos sobre o tema com uma metodologia dinâmica e mobilizadora, dando oportunidade de fortalecimento do senso de identidade social no relacionamento com grupos saudáveis, utilizando-se como material de apoio para direcionar o trabalho.
Iniciamos apresentando várias gravuras dentre elas:
I – Figura
Fonte: http://ceticismo.net/wp-content/uploads/cerebro_drogas
II – Figura
FONTE: http://s3.accelerated-ideas.com/generic/images/dicasdesaude
III - Figura
FONTE: http://www.gostodeler.com.br/images/693/crack_charge
Após termos escolhido a II figura assistimos ao filme Escritores da Liberdade, o qual trata da realidade que alguns jovens americanos do século XX viviam coma a violência doméstica, as drogas, a prostituição, o desemprego entre outros faziam com que eles procurassem uma fuga nas ruas e envolvendo-se em situações de vulnerabilidade aproximando-se inclusive de gangues.
A partir deste momento os professores envolvidos com as atividades propuseram aos alunos que trabalhassem em grupos, de forma lúdica, com músicas que falassem sobre o tema.
Como sugestão para Artes indicamos: Drogas Nunca Mais, de Dunga; Diga não as drogas, de Alexandre Pires; Sexo e Drogas, do grupo Capital Inicial; É preciso saber Viver, do Titãs; resultando no trabalho de paródias e dramatizações propondo ao fim que um grupo de alunos apresentasse uma peça teatral relacionada ao tema.
A partir disso, foi trabalhado com poesias para área de Língua Portuguesa, interpretações e declamações, onde os professores sugeriram que os educandos utilizassem as seguintes poesias: Drogas, de Tainara da Conceição Souza; Só Quem Não pensa usa Drogas, de Raimundo Nonato da Silva; Cachimbo Maldito, de Benedito Moraes de Carvalho; O Vale da Sombra, de César Moura; e Overdose, de César Moura; e também as pesquisadas pelos alunos, os mesmos puderam compor novas poesias, expondo-as em mural.
Em seguida relacionada a matéria de Sociologia, realizaria-se um estudo junto as famílias dos jovens e as instituições oficiais locais um levantamento a fim de conhecer a realidade social sobre o tema.
Já relacionado a Geografia dando continuidade ao trabalho dos alunos, os mesmos pesquisaram na biblioteca e laboratório de informática sobre o aumento da violência relacionada às drogas, número de consumidores do sexo masculino e feminino, mortalidade devido ao uso de drogas.
Depois disso, relacionado a Matemática realizariam a produção e interpretação de tabelas e gráficos dos assuntos pesquisados e discutidos em debate.
Em Educação Física trabalharíamos com documentários sobre drogas no esporte: uma triste e destrutiva relação.
Trabalharíamos em Biologia relacionando em forma de pesquisa, os efeitos e as consequências e porque as drogas são tão prejudiciais para a saúde.
Em Química relataríamos a composição das drogas mais famosas e quais componentes as fazem tão perigosas.
Já para finalizar os trabalhos propostos, mais como forma de fixação dos malefícios causados quando utilizada de forma indevida, associaríamos a droga a Física Quântica e proporíamos como a droga pode ter influência no desligamento do corpo astral, mental do físico.
ATIVIDADE DO CADERNO DE MATEMÁTICA REFLEXÃO 2
Discutimos sobre as juventudes no Ensino Médio percebendo que, em geral, a curiosidade e a criatividade são pouco exploradas no cotidiano da escola para esses grupos.
Teríamos uma sugestão de aula que possa sustentar um trabalho coletivo dos estudantes e uma interação entre os diversos componentes curriculares.
Formular uma ou mais perguntas em uma área de interesse do grupo.
Justificativas (por que o projeto é importante?)
Objetivos (o que se pretende alcançar com o projeto?)
Metodologia de atividades (como o projeto será desenvolvido?)
Quais instrumentos podem ser utilizados para a compreensão sobre o quanto os objetivos foram atingidos e sobre a adequação do planejamento? (Avaliação processual e das aprendizagens)
Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho?
Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês?
Como planejar atividades como essa no seu contexto?
É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola?
1. Justificativa:
“A trajetória dos desafios educacionais contemporâneos que vivemos nos fez buscar a proposta de estudo do grupo, proporcionando aos alunos conhecimentos que os capacite no sentido de enfrentar situações postas pela realidade social, no sentido de orientá-los quanto ao uso indevido de drogas, a violência, preservação do meio ambiente, cidadania, educação, direitos humanos e preconceito.
Mediante esta realidade social a prática pedagógica pode ser contextualizada e interdisciplinar, promovendo situações de esclarecimento e conscientizando os alunos de como se prevenir em relação a esses problemas, usando uma metodologia contextualizada e contínua, sem fragmentar o trabalho dos educadores em projetos isolados.
A problematização relacionada ao uso indevido da droga foi como desenvolver um trabalho contínuo sobre drogas de forma a despertar no educando o interesse em saber os males causados pelo uso dela na saúde do indivíduo, na família e na sociedade.
2. Metodologia
Diante do crescente número de adolescentes que estão envolvidos com drogas (lícitas e ilícitas) nas escolas, na sociedade e na família, foram realizadas atividades de conscientização despertando o interesse dos alunos a perceber a gravidade e as consequências que as drogas trazem para o organismo, prejudicando a saúde, o relacionamento familiar e também a relação com o grupo social.
Durante o trabalho realizado, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar abrangendo todas as disciplinas: Sociologia, Geografia, Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Biologia, Artes, Educação Física, e de forma contínua, envolvendo o trabalho pedagógico realizado na escola, sobre a prevenção ao uso indevido de drogas.
Foram realizadas durante as aulas estudos, discussões e diálogos com alunos sobre o tema com uma metodologia dinâmica e mobilizadora, dando oportunidade de fortalecimento do senso de identidade social no relacionamento com grupos saudáveis, utilizando-se como material de apoio para direcionar o trabalho.
Iniciamos apresentando várias gravuras dentre elas:
I – Figura
Fonte: http://ceticismo.net/wp-content/uploads/cerebro_drogas
II – Figura
FONTE: http://s3.accelerated-ideas.com/generic/images/dicasdesaude
III - Figura
FONTE: http://www.gostodeler.com.br/images/693/crack_charge
Após termos escolhido a II figura assistimos ao filme Escritores da Liberdade, o qual trata da realidade que alguns jovens americanos do século XX viviam coma a violência doméstica, as drogas, a prostituição, o desemprego entre outros faziam com que eles procurassem uma fuga nas ruas e envolvendo-se em situações de vulnerabilidade aproximando-se inclusive de gangues.
A partir deste momento os professores envolvidos com as atividades propuseram aos alunos que trabalhassem em grupos, de forma lúdica, com músicas que falassem sobre o tema.
Como sugestão para Artes indicamos: Drogas Nunca Mais, de Dunga; Diga não as drogas, de Alexandre Pires; Sexo e Drogas, do grupo Capital Inicial; É preciso saber Viver, do Titãs; resultando no trabalho de paródias e dramatizações propondo ao fim que um grupo de alunos apresentasse uma peça teatral relacionada ao tema.
A partir disso, foi trabalhado com poesias para área de Língua Portuguesa, interpretações e declamações, onde os professores sugeriram que os educandos utilizassem as seguintes poesias: Drogas, de Tainara da Conceição Souza; Só Quem Não pensa usa Drogas, de Raimundo Nonato da Silva; Cachimbo Maldito, de Benedito Moraes de Carvalho; O Vale da Sombra, de César Moura; e Overdose, de César Moura; e também as pesquisadas pelos alunos, os mesmos puderam compor novas poesias, expondo-as em mural.
Em seguida relacionada a matéria de Sociologia, realizaria-se um estudo junto as famílias dos jovens e as instituições oficiais locais um levantamento a fim de conhecer a realidade social sobre o tema.
Já relacionado a Geografia dando continuidade ao trabalho dos alunos, os mesmos pesquisaram na biblioteca e laboratório de informática sobre o aumento da violência relacionada às drogas, número de consumidores do sexo masculino e feminino, mortalidade devido ao uso de drogas.
Depois disso, relacionado a Matemática realizariam a produção e interpretação de tabelas e gráficos dos assuntos pesquisados e discutidos em debate.
Em Educação Física trabalharíamos com documentários sobre drogas no esporte: uma triste e destrutiva relação.
Trabalharíamos em Biologia relacionando em forma de pesquisa, os efeitos e as consequências e porque as drogas são tão prejudiciais para a saúde.
Em Química relataríamos a composição das drogas mais famosas e quais componentes as fazem tão perigosas.
Já para finalizar os trabalhos propostos, mais como forma de fixação dos malefícios causados quando utilizada de forma indevida, associaríamos a droga a Física Quântica e proporíamos como a droga pode ter influência no desligamento do corpo astral, mental do físico.
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