COLÉGIO ESTADUAL SÃO JOSÉ, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL/ LONDRINA/ PR
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CADERNO V- ETAPA II
Reflexão e Ação - Pág. 14
Orientadora: Maria de Lurdes Santana Tamarozi
Professores:
Andrea Marcia Gomes Piovesana
Andreza Cristina Fatu Benatti Nicolau
Claudia Almeida Perozin
Edson Luiz da Silva Crescencio
Fabio Luiz Camara Chagas
Maria Regina de Jesus Nascimento
Nivaldete Aparecida Santos Costa
Rubia Aparecida Batilana
Rosa Maria TaniosYatsu
Em grupo, foi analisado um conjunto de atividades realizadas com os estudantes do 2º ano do EM no período de uma semana. Com o envolvimento de todos os componentes curriculares desta determinada turma de estudantes buscou-se observar e identificar os tipos de pensamento matemático que possam estar presentes nessas atividades.
Componente curricular Breve descrição da Atividade Tipos de pensamento matemático envolvidos
Educação física Jogos práticos de Voleibol -Rotação horária e anti-horária
-Posicionamentos Geométricos p/ cada jogador de forma livre.
Biologia Organização dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos
Física Energia: cinética e potencial formulação matemática para o cálculo de energia cinética ou potencial.
Química Tabela Periódica Número atômico
Filosofia Conhecimento e lógica formal proposições, raciocínio indutivo e dedutivo.
Sociologia Trabalho, Produção e Classes Sociais Economia capitalista
Ling. port. Argumentação na publicidade Numeral
História Linha do tempo (ordem cresc/dec.)algarismos romanos Probabilidade/ dedutivo
Geografia A transformação demográfica, a distribuição espacial os indicadores estatísticos da população
Arte Ponto/Linha/Textura/Forma/Peso Superfície/Volume/Fluxo/Quedas Saltos/ Giros/ Rolamento Cálculo: Ponto, Linha, Textura, Forma, Superfície, Volume.
Em nossa discussão sobre a atividade proposta o dominante foi o pensamento lógico-dedutivo. Com certeza com os dados completos dessa tabela, é possível identificar os tipos de pensamento matemático em todas as atividades, os tipos de pensamento mais frequentes em cada área, a partir das ex¬plicações e exemplos feitos no texto, foi possível verificar o que foi afirmado em relação a ser o pensamento lógico-dedutivo o mais usado nas atividades de Matemática.