Texto sobre as reflexões

Os desafios a serem superados no Ensino Médio ainda são muitos, mesmo com várias tentativas de reorganizar e melhorar o ensino e as escolas, não alcançamos êxito total, ainda existe muitas dificuldades, principalmente no que diz respeito às classes sociais.
Nesta escola, o perfil dos estudantes noturnos é bem diverso em relação à classe econômica, porém, a grande maioria são desfavorecidos, famílias não estruturadas, e que quando se tornam adolescentes, precisam ajudar em casa financeiramente, dando maior prioridade e importância ao trabalho do que aos estudos, mesmo que não ganhando muito bem nos empregos. Muitas vezes acabam desistindo dos estudos, sem ao menos completar o Ensino Médio, e a grande maioria nem pensam em cursar um Ensino Superior, esquecendo-se que o mercado de trabalho já é difícil com estudos, imagina sem um curso  superior.
Em minha disciplina eu passo conteúdos sobre; dança, teatro, música, capitalismo e consumo, a influência dos meios midiáticos sobre a identidade corporal, a importância  dos estudos no mercado de trabalho, entre outros temas relacionados com a realidade dos estudantes locais. Tentando fazer com que os mesmos educandos, consigam uma inter-relação, tenham uma multidisciplinariedade, para alcançar só então,uma formação humana integral.
Espero com esse curso, conseguirmos superar as dificuldades encontradas e fundamentar melhor minhas práticas pedagógicas.
Os alunos que estão com maior evasão ou índice de repetência na escola, são a maioria que precisam e acabam dando prioridade ao trabalho, ou ainda, cuidar dos irmãos, filhos, família.
O curso SISMEDIO veio em boa hora para nós educadores termos mais possibilidades com o que/e como trabalharmos, pois a nossa parte como professores e coordenadores, esta sendo feita, porém, o problema é na questão sócio-cultural do país. E nós precisamos de ferramentas e idéias inovadoras para podermos reverter essa situação.