Conclusões referentes à Reflexão e Ação do caderno III - Página 17
Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência da tecnologia e da cultura?
Após leitura e discussão do caderno, o grupo em consenso respondeu que há relações sim com o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Para isso é necessário pensar e repensar ações e metodologia de aplicação para este eixo, bem como suas dimensões. Por exemplo, na língua portuguesa, deve-se propiciar a relação entre a linguagem cotidiana (coloquial) com a adequação para a linguagem do trabalho, bem como a postura ética ao dar uma entrevista e o tipo de discurso que deve ser usado para cada situação, comprometimento ao realizar um trabalho em equipe, e também, saber utilizar estratégias de discussão oral e escrita, pois assim, o educando desenvolverá outras habilidades, dentre as quais a criatividade, a reflexão crítica e a capacidade de argumentação, dessa forma será capaz de criticar, posicionar-se, defender e expor opiniões diversas. Bem como, desenvolver o pensamento crítico reflexivo sobre as diferentes culturas manifestadas. A língua portuguesa contribui para a construção de novos padrões de produção de conhecimento científico e tecnológico, voltados para os interesses sociais e coletivos.
Os recursos tecnológicos devem ser uma realidade, pois trazem as novidades para a sala de aula, ajudando na compreensão e produção do conhecimento, bem como o uso das novas tecnologias, tais como: carros elétricos, ônibus biocombustível, tecnologias de ponta, podendo assim, entender melhor o conceito de meio ambiente e sustentabilidade; computadores potentes e menores, celulares, smarthphones, aparelhos de televisão com inúmeros aplicativos, utensílios eletrodomésticos sofisticados, bicicletas elétricas, entre outros aparelhos eletroeletrônicos que invadem o cotidiano das pessoas, devido ao avanço da ciência e da tecnologia.
Todas essas novidades trazem benefícios, como o surgimento de novos remédios que dão uma sobrevida aos pacientes com algum tipo de doença, por outro lado, trazem também malefícios, pois se percebe o aumento da obesidade e outros problemas sociais e psicológicos, tais como o sedentarismo decorrente do estilo de vida que essas novas tecnologias nos proporcionam, a falta de comunicação “face to face”, criando uma sociedade com pessoas vivendo um isolamento físico e, ao mesmo tempo conectado com o mundo, mas de forma virtual, estes são apenas alguns dos inúmeros problemas que o uso desinformado da tecnologia pode causar.
Enquanto educadores, independente das áreas do conhecimento, têm oportunidade e a possibilidade de mostrar aos educandos o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como possibilidade de inovação, nesta sociedade do trabalho, do conhecimento e da globalização, visando ao educando a inserção no mundo das novas tecnologias e fazendo uso das mesmas, o que possibilitará aos nossos alunos a inserção no mundo do trabalho. Cumpre ressaltar que, esta imersão deve estar aliada ao senso crítico e reflexivo do educando, assim é necessário fazer uma ligação entre o que o professor discorre em sala de aula e o que o aluno vivencia na sua prática cotidiana, respeitando a bagagem que este traz ao chegar à escola. É necessário desconstruir o senso comum para construir de forma coletiva com o educando o saber sistematizado e elaborado com vistas à formação integral do ser humano.
Atualmente convive-se com um constante aprimoramento da ciência e tecnologia, o que não ocorria no passado, pelo menos não de maneira tão acelerada. Se os recursos financeiros disponíveis não possibilitam o acompanhamento destas transformações em âmbito escolar, cabe ao educador buscar alternativas que possibilitem a construção de uma consciência crítica que possa perceber estas constantes transformações e suas consequências sociais. Entendemos que esta questão só se tornará efetiva através do espaço educativo. E também, que ela abrange todas as áreas do conhecimento. Assim sendo, esta produção do conhecimento adquirida pelos grupos sociais facilita o desenvolvimento da capacidade humana, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade. Possibilitando a formação humana integral, com sujeitos conscientes da apropriação destes conhecimentos nos vários âmbitos da ciência. Sujeitos cultos, críticos e aptos a transformar o conhecimento adquirido em força de produção para si e para a sociedade em que vive.
A educadora Ana Mae Barbosa autora do livro A imagem no ensino da arte de 1991, nos leva a seguinte reflexão:
“Precisamos levar a arte que hoje está circunscrita a um mundo socialmente limitado a se expandir, tornando-se patrimônio da maioria e elevando o nível de qualidade de vida da população”.
(Texto Elaborado pelo grupo de professores do CEEBJA CIC – CURITIBA)