Texto Coletivo referente ao estudo do caderno 04

Temática 4

                    Neste caderno IV estudar-se-á a forma de organização dos conteúdos por áreas de conhecimentos e por disciplinas, bem como, os processos de avaliação no ensino.

               As DCNEM reforçam que a formação humana integral se dará a partir do eixo ciência, cultura, trabalho e tecnologia que juntas, caracterizam a área do conhecimento como estratégias para um ensino integrado.

                      As áreas de conhecimento na organização curricular, portanto, devem expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução de campos de saber, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares:ciência, tecnologia,cultura e trabalho, e seus respectivos professores, com consequências perceptíveis pelos educandos e transformadoras da cultura escolar rígida e fragmentada. As possibilidades de interação não apenas entre os componentes curriculares nucleados em uma área, como também entre as próprias áreas, têm a contextualização como um recurso. Porém ao contextualizar os conteúdos escolares não é liberá-los do plano abstrato da transposição didática para aprisioná-los na espontaneidade e na cotidianidade. Assim, contextualizar o conhecimento não é exemplificar em que ele se aplica ou que situações ele explica, mas sim mostrar que qualquer conhecimento existe como resposta a necessidades sociais. Estas por sua vez, são históricas e também produtos de disputas econômicas, sociais e culturais.

              Para construir a aprendizagem deve-se levar em conta o contexto e as características individuais de cada discíplina, assim criamos condições para conjuntamente construir conhecimentos. A escola deve estar além de seus muros, deve se relacionar com o contexto em que se insere possibilitando assim a participação dos individuos na sociedade e na construção de sua vida.
             Portanto, a construção conjunta de conhecimentos deve se relacionar com o processo inserido no contexto em que o aluno vivencia, possibilitando assim a participação dos mesmos na sociedade e na construção de sua própria vida.

Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra

Tutora:Cleonice Tabaroski

Adriana Bortolamedi
Alessandra Bortolotto Baptista
Andressa Appio
Kathie mazzutti Trevisan
Luciana Fatima Heberle
Margarete Della Giustina
Simone Márcia Alberti