Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra,Ensino Fundamental e Médio. Relação dos participantes do Pacto-Fortalecimento Para o Ensino Médio.
Adriana Bortolamédi, Alessandra Bortolotto Baptista,Andressa Appio, Kathiê Mazzutti Trevisan,Luciana Heberle,Margarete Della Giustina,Simone Marcia Alberti
Falar do jovem no Ensino Médio é assunto muito complexo. Direcionaremos nosso olhar a partir da família e da escola, como principais instituições responsáveis pela formação da personalidade do jovem. Nessa relação, família e escola focamos nosso olhar para os aspectos políticos, socioeconômicos e pedagógicos. Compreendemos a família como a primeira instituição da personalidade do sujeito, pois é nela que incorporamos nossas primeiras concepções de mundo e de sujeito, pois, quando o jovem chega no Ensino Médio, muitas vezes, os responsáveis enfrentam dificuldades para acompanhar seus filhos no processo escolar. Sendo este o período em que ele se encontra numa fase da vida caracterizada por uma série de transformações biológicas, psicológicas e sociais, as quais trazem mudanças corporais, de situação sexual e hormonais, que repercutem na autoimagem de cada um, a busca pela autoafirmação e pela construção de identidade marca a sua relação com o grupo em que atua. Também é um período em que o jovem, ao buscar sua autonomia adquire novas responsabilidades, desenvolve sua capacidade de julgamento e constrói novas formas de pensar as relações familiares e socioculturais.
Pode-se perceber que a construção da personalidade do indivíduo inicia na família com a formação de hábitos, atitudes e comportamentos vivenciados no dia a dia pelos pais, estes representam o modelo primordial para os filhos, que buscam uma afirmação de sua identidade. Hoje as transformações são constantes, e exigem uma permanente preparação, trazendo essa questão para o Ensino Médio, podemos perceber que um dos caminhos possíveis é trabalhar na coletividade em parceria com a escola e a família para a conscientização dos jovens a fim de que sejam capazes de atuar na sociedade consumista e saber tomar decisões diante das situações vivenciadas sendo críticos, dinâmicos e participativos capazes de desenvolver a sua cidadania. A instituição família é muito importante no acompanhamento das ações de nossos jovens, acompanhar e orientar os filhos nas escolhas aumenta a taxa de permanência escolar do indivíduo, pois este passa a se sentir valorizado como ser humano capaz e atuante.
Outro ponto importante analisado é a influência da sociedade capitalista que acaba norteando a vida dos nossos jovens, levando-os ao consumismo exagerado e por vezes a falta de humildade e responsabilidade, cujo contexto social, familiar, escolar e econômico influencia comportamentos, expectativas de futuro e vida, seja na área urbana ou rural. Em cada um desses contextos a juventude assume as próprias posições, anseios e planos de vida futuros, a eles se agregam diferentes condições e formas de ser e estar no mundo, que devem ser identificadas e entendidas por nós.
Mas a escola pode tornar o exercício da participação em uma experiência decisiva para a vida dos jovens, como relatado no caderno II, pag. 46, em que diz também que uma sociedade ao se individualizar, enfraquece ideias, valores e práticas relacionadas à dimensão coletiva da vida social. Daí a importância da formação democrática para a vida pública. Como diz Shiroma, "...não basta apenas educar, é preciso aprender a empregar convenientemente os conhecimentos adquiridos", e, nesse contexto a função da escola é orientar, conscientizar e motivar os jovens a serem empreendedores e atuantes, mediando e conduzindo as mudanças de comportamentos, relacionamentos e valores.
Cabe a escola o papel de levar o jovem do Ensino Médio a refletir sobre o mundo de trabalho,incentivando os mesmos a projetar e acreditar nos seus sonhos, desejos e também contribuir para que desenvolvam as capacidades para realizá-los.
Precisamos garantir a qualidade do ensino, unindo ao vínculo afetivo a motivação para a aquisição do conhecimento científico e histórico, em que todos os aspectos ou pelo menos grande parte da formação humana seja garantida, sem dúvida, é ainda o nosso grande desafio.