Texto coletivo Etapa 2 - Caderno 2

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CASTELO BRANCO - SÃO MIGUEL DO IGUAÇU - PARANÁ

NÚCLEO REGIONAL DE FOZ DO IGUAÇU.

ORIENTADORA DE ESTUDOS : MARISTELA ALBONICO

PARTICIPANTES: DANIELA, HERVAL, LILIANE, MARGARETE, JAIR, ANELISE, ELISEU, ANA CANDIDA, ADEMAR, NILCÉIA, JANE, MARIA ARGENTINA, LUCIMAR, ANGELA, CILÇA.

Reflexão e Ação
Após discutir as questões com o grupo elaborei este texto para registrar as reflexões.
A maior dificuldade encontrada entre os alunos é a desmotivação, a falta de interesse e a não participação deles nas aulas e nas atividades escolares. Percebemos que o obstáculo maior está neles associarem a teoria à prática, pois não têm interesse em estudar muito pelo comodismo de sua condição social, onde os pais não estudaram e não incentivam os filhos a fazer isso. A maioria trabalho em empregos que exigem somente o trabalho braçal que exige força física e não necessitam utilizar os conteúdos escolares, não sendo uma prioridade em sua vida frequentar os bancos escolares. Essa situação é a maior das dificuldades que temos e o nosso desafio está em modificar esta situação através da conscientização destes educandos.
Nossos alunos vivem um imediatismo, onde a satisfação pessoal conta como fator primordial, fazendo com eles não queiram desenvolver atividades que exijam esforço mental e intelectual, quando lhes é proposto trabalhos que exijam pesquisa, leitura e produção eles deixam de realizar.
Quanto a opinião dos alunos em relação ao conselho de classe eles nos disseram que pensam que os professores só se reúnem para falar mal dos alunos e que isso em nada contribui para a melhoria da qualidade de ensino.
Quanto ao grêmio estudantil ele afirma que na prática ele não funciona porque os alunos são impedidos de realizar as mudanças que eles acham necessárias porque a direção da escola não permite que eles o façam.
Os alunos relatam que se sentem excluídos da tomada de decisões e não tem o direito de manifestar suas opiniões a respeito do que é feito na escola.

Quadro de análise dos principais problemas da escola:

PROBLEMA IMPACTOS AÇÕES
1- Uso do celular Falta de atenção Fazer cumprir a lei.
2- Salas superlotadas Baixo rendimento Exigir providências do ministério público.
3- Falta de interesse dos alunos Não estudam Conscientização, motivação.
4- Falta de livro didático Não tem material de apoio para os alunos estudarem em casa e realizar pesquisas sobre os conteúdos.  O Programa Nacional do Livro Didático não contempla a todos os alunos.
Elaboração de material didático de apoio.
5- Falta de uma Sala Digital  Impede o professor de preparar aulas diferenciadas. A escola precisa ser organizada para atender a esta necessidade.
6- Falta de quadra coberta e iluminada. Não há local apropriado para os alunos realizarem as aulas de educação física. Cobrar do governo uma providência
7- Falta de acessibilidade  Pessoas portadoras de deficiência física não têm acesso aos ambientes da escola Buscar uma solução junto ao governo. Elaborar um dossiê com registro fotográfico das condições da escola.
8- Falta de sala de informática Não é possível que os alunos realizem pesquisas. Reorganização dos espaços da escola arrumando os equipamentos para que voltem a funcionar.

Na última questão apresentada no reflexão e ação registramos que o Conselho de Classe não desempenha o seu real papel no processo de ensino pela falta de conhecimento sobre a sua verdadeira função devendo ser indicado para discussão de todos os envolvidos neste processo.
Deve haver maior participação da família na escola onde os pais se envolvam na resolução de problemas que ocorrem com seus filhos, mostrando maior acompanhamento e comprometimento com a educação.
Deve  ser ativado o Conselho Escolar para ajudar a solucionar problemas que desgastam as condições de trabalho dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Sentimos uma necessidade urgente na mudança de tomada de decisões que devem ser coletivas e não centralizadas na direção para que realmente ocorra uma gestão democrática.

 

O principal desafio na organização do trabalho pedagógico escolar é motivar os alunos, fazer com que se interessem pela escola, despertar a vontade de conhecer e perceber a importância do conhecimento como forma de poder contornar as situações difíceis nas quais eles vivem.
Existe a maravilhosa lei dos Direitos Humanos que apontam em geral os direitos individuais, onde a tradição é uma justiça individual. Surge aí o desafio da organização do trabalho pedagógico, onde tem-se que unir justiça social, inclusão e direitos humanos, o que é muito complexo. A educação é um direito coletivo e para se chegar a este direito precisamos conhecer a riqueza e a complexidade da diversidade, e assim ensinar a cidadania.
No ponto de vista da diversidade cultural do  nosso país podemos citar aqui como foi apontado por Arroyo, que assim como o nascimento de uma criança é festejado de forma muito específica pelas diversas nações do planeta, o estudo e o ensino também são vistos com particularidades, cada qual determinando a importância do mesmo em sua vida, nem todos interpretam a aprendizagem como algo extremamente necessário, estabelecemos dentro de nosso ambiente de trabalho que todos devam ver o ensino como essencial em suas vidas, sem conhecermos ou sabermos se dentro de sua realidade de vida isso realmente é o que mais lhe falta ou que seja capaz de mudar radicalmente sua estrutura econômica e social, um desafio um tanto quanto "pesado" para nós docentes, já que as diversidades e realidades são muito distintas, alguns consideram a sua religião e o seu bem estar espiritual como primordial, outro seu trabalho, alguns o bem estar financeiro, outros nem uma coisa nem outra, tantos outros o seu status social fala mais alto, assim estamos diante do etnocentrismo e de  alguns estereótipos de que todos devem pensar e agir igualmente, sem conseguirmos entender  a tempo essas facetas e as vezes,  nos decepcionarmos antecipadamente, ou julgarmos sem estabelecer os devidos critérios para considerar se à ou não razão para isso.

Em relação a atividade que tinha que ser desenvolvida com os alunos, primeiro conversamos sobre o conselho de classe, questionei como eles imaginavam que era, e me surpreendi quando escutei que para eles era onde os professores falavam mal dos alunos. Nesta sala tinha um aluno que participou no ano anterior de um conselho de classe e então ele explicou aos colegas que estavam enganados. Agora percebo a importância da participação estudantil.
Depois conversamos sobre grêmio estudantil, nesta turma tem dois representantes do grêmio da escola, grêmio este que nem existe, alguns alunos saíram da escola e os que permaneceram tentaram trocar os nomes dos ausentes mas não obtiveram êxito, pois foram barrados pela direção da escola. Me contaram também que tentaram fazer projetos mas sempre foram cortados pela direção. Falamos tanto em nossos alunos como protagonistas mas dentro da própria escola quando tentam ser são cortados.
Esta mesma turma esta tendo um problema em relação a formatura, entre eles decidiram sobre vários pontos mas a direção não aceita a opinião deles, já até pediram reunião com os pais, mas estes não são recebidos na escola.
Isto é DEMOCRATIZAÇÃO? Pra que reescrever o PPP?
As turmas superlotadas são um grande problema para a educação, estimulam a EVASÃO ESCOLAR, desestimulam os professores, sucateiam a educação. Para as turmas noturnas, onde os alunos são trabalhadores seria necessário turmas com no máximo 25 alunos, pois precisam de uma atenção especial dos professores, se isso não ocorre eles se sentem perdidos e se evadem.
PROBLEMA IMPACTOS NEGATIVOS AÇÕES
1. Celular Não prestam atenção na aula Fazer cumprir a lei.
2. Superlotação Estimula a evasão, dificulta a aprendizagem e desmotiva alunos e professores. Estimular e fazer cumprir o número máximo de alunos por turma, acionar justiça.
3. Falta de interesse Não aprendem. Valorização do papel da escola. Educação da família.
4. Falta de livro didático Provoca perca de tempo de aula para buscar estes materiais, dispersão de alunos, o aluno não tem material de apoio para estudar em casa. Buscar junto aos órgãos competentes, cobrar que sejam enviados pelo número de matrículas do ano vigente.
Reutilização de materiais de outros anos.
O PNLD não está contemplando todos os alunos (redistribuição adequada deste material).
5. Sala ambiente Impede os professores de preparar aulas diferenciadas e atraentes aos alunos Pedir a direção da escola que organize uma.
6. Quadra de esportes coberta e iluminada Alunos noturno sem aulas de educação física Governo fazer a quadra.
7. Acessibilidade Pessoas com necessidades especiais não podem se locomover pela escola. Governo fazer as adequações.
8. Laboratório de informática Falta da orientação sobre o bom uso da internet, sem acesso a pesquisa. Governo fazer adequações e disponibilizar pessoa responsável para cuidar da manutenção.

Sobre o conselho de classe sentimos a necessidade de mostrar aos alunos a função real deste, fazer reuniões com pais por série, para discutir soluções para os problemas desta turma. Queixa é algo que nos desagrada e problema é uma coisa mais séria e que precisa ser resolvido. Todos os problemas relativos a turma são debatidos e propostas sugestões. Sobre gestão democrática ainda está engatinhando, decisões coletivas.