TEMÁTICA VII WIKI - CONSIDERAÇÕES FINAIS

GRUPO DE CURSISTAS DO COLÉGIO ESTADUAL LINDOESTE-PR

Temática 7 – Wiki- Considerações finais.
A escola é um espaço caracterizado pela multiplicidade, experiências, realidades, relações sociais e tradições históricas diversificadas que atribuem novas formas nos discursos, pondo em diálogo conhecimentos produzidos a  partir  da realidade própria  e de várias perspectivas. Neste sentido, o ensino é o processo de situações criadas visando à aprendizagem e objetivando  formação do  cidadão crítico, solidário, ético, participativo com atitudes e valores, visando sempre a construção dos conhecimentos. Para isso, é indispensável socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos estudantes, que já trazem consigo o saber popular em que vivem e atuam.
A escola tem por obrigação rever seus métodos, suas  práticas e reavaliar seu projeto político pedagógico. Essas iniciativas de mudança são marcadas a toda comunidade escolar, implicando na reflexão sobre o futuro, na observação dos modelos sociais, sintetizando assim os próprios, da conscientização e emancipação.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Ensino Médio insere-se como modalidade de ensino que se configura em um espaço de embates e de projetos educativos divergentes. Analisando e considerando a Escola Pública, espaço educacional no qual grande maioria da população  está inserida, a educação vem sendo objeto de especulação de projetos que direcionam a sociedade para adaptação a ela, numa visão estritamente ligada à formação profissional.
Baseando-se na formação integral do estudante, a iniciativa de um novo currículo para o Ensino Médio  prega que o aprendizado deve basear-se na educação em direitos humanos como princípio nacional norteador, e a sustentabilidade ambiental como meta universal. Sobre isso, percebe-se que o a modalidade de Ensino Médio que vem sendo praticada não condiz com os interesses da juventude, e por isso há necessidade de mudança.
A este respeito, é necessário que existam novas possibilidades nas dimensões do ensino e conhecimento, buscando maior  integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura, dando sentido a estes saberes e refletindo o currículo e suas concepções ao pensar em educação e formação do conhecimento científico. O trabalho tem significado fundamental, faz parte da existência humana a qual possibilita e garante essa existência, a educação tem suas finalidades seus valores e defende esses valores como direitos sociais e não como produto.
A pesquisa tem finalidade científica  para resolver problemas e produzir conhecimentos, o educador estimula o aluno a pesquisar, refletir, argumentar, pois fazendo parte desse processo, se torna protagonista da produção do conhecimento, algo a ser repensado e re-elaborado na formação de um novo currículo. A escola também deve trabalhar a autonomia, responsabilidade, rever conteúdos e metodologias, de maneira prazerosa e significativa para resolver os problemas de aprendizagem dos alunos.
Na prática pedagógica, a participação é o circuito que deve permitir ao indivíduo sentir-se membro de um organismo, participante de grupo e consciente dos desafios que a realidade lhe impõe. Todos os seguimentos da comunidade devem compreender melhor o funcionamento da escola, conhecer com maior profundidade as funções e papéis dos que nela trabalham, intensificar seu envolvimento e assim acompanhar e participar do processo educativo ali oferecido. Se a participação é tão importante no ambiente escolar, é necessário buscar mecanismos internos e externos que possibilitem a realização desta prática.
A este respeito, algumas ações precisam ser desenvolvidas por estes segmentos: Grêmio Estudantil: palestras realizadas pelos componentes do grêmio, recreio musical, desfiles da garota e do garoto estudantil, festival estudantil, atividades esportivas, entre outras , Associação de Pais e Mestres (APMF): Participação em eventos realizados na escola, no intuito de arrecadar recursos financeiros e coordenar sua aplicabilidade a fim de promover uma educação de qualidade. Conselho Escolar: Tem como função a tomada de decisões de todas as atividades escolares desenvolvidas, sendo o órgão máximo da escola.
As avaliações de aprendizagem tanto as instituicionais internas quanto as externas, devem assumir caráter educativo, viabilizando especilamente ao estudante a condição de analisar seu percurso e ao professor e à escola identificar dificuldades e potencialidades individuais e coletivas, de maneira que a instituição possa analisar seus avanços e localizar aspectos que merecem reorientação.
Uma possível ação ou prioridade é que queremos e trabalhamos por educação de qualidade. Existe fatores prioritários que devem também ser avaliados antes, como: a realidade em que cada escola está inserida e as condições em cada uma delas, tanto de acesso ao ensino pelos alunos, como a formação de capacitação de seus professores. Não podemos ser avaliados fora da totalidade do contexto histórico e da realidade de nossas relações sociais.