Temática VI - Avaliação no Ensino Médio

Adriana Aparecida Biancato

C E Prof. Victório E Abrozino

Cascavel - PR

Reflexão 2

Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos:
–Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s).
– Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados.
– Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
– Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
– Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.

 

De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Professor Victório Emanuel Abrozino no que tange a avaliação considera-a como:
[...] compreende-se que o ato avaliativo acontece vinculado ao ato de ensinar e, este ao ato de aprender. Podemos dizer que o processo avaliativo é o desdobramento dos objetivos estabelecidos no planejamento da disciplina que, por sua vez, os educandos alcançam ou não e, dos métodos de ensino e das práticas que ocorrem nos diversos espaços da escola (PPP, 2011, p. 34).

Quanto aos instrumentos e procedimentos utilizados o educador deve considerar a utilização de múltiplas possibilidades, tais como:
O emprego de múltiplos instrumentos de avaliação: observação, registros, descrição, análise, síntese (oral e escrita); trabalho de grupo; produção de textos; construção de maquetes, terrários mapas, plantas baixas; seminários, relatórios (oral e escrito); questionamento/formulação de questões; construção de gráficos, prova, teste (questões abertas e fechadas) dentre outros (PPP, 2011, p. 35).

Quanto às instâncias e participantes para finalização desse processo avaliativo ao final de cada ano letivo, o Conselho de Classe é um espaço destinado à discussão coletiva e de articulação de ações e encaminhamentos, visando rever, não somente a aprendizagem do aluno, como também toda a prática pedagógica.
Nessa perspectiva, objetiva:
• Acompanhar, discutir, avaliar e aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem.
• Analisar os resultados da aprendizagem na relação com o desempenho da turma, com a organização dos conteúdos e o encaminhamento metodológico.
• Reavaliar a proposta pedagógica do colégio, discutindo medidas a serem tomadas para a solução dos problemas.
• Estudar e interpretar os dados da aprendizagem na sua relação com o trabalho docente na direção do processo ensino-aprendizagem.
• Utilizar procedimentos que assegurem a comparação com parâmetros indicados pelos conteúdos necessários de ensino, evitando a comparação dos alunos entre si.
• Sensibilizar o docente sobre a importância da autoavaliação contínua de seu trabalho, visando a retomada do Plano de Trabalho Docente e aperfeiçoamento do mesmo.
• Decidir sobre a aprovação ou retenção após apuração do resultado final, caso o aluno não atinja o mínimo necessário, levando-se em consideração toda a sua produção e rendimento ao longo do ano (PPP, 2011, p. 41).

Percebe-se claramente que a avaliação da aprendizagem está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, assumindo um caráter educativo, proporcionando ao estudante, ao professor e a escola analisar e discutir melhorias no seu processo, sendo um instrumento não somente de verificação, mas um espaço onde ocorra aprendizagem significativa.