TEMÁTICA VI: Avaliação

TEMÁTICA VI: Avaliação

Maria Cristina Recco
Col. Est. Alberto Santos Dumont
Cafelandia-PR
NRE: Cascavel/PR

Conforme o PPP de nossa escola, a definição de avaliação da aprendizagen encontrada está voltada para o processo de ensino como um todo, valorizando a construção do conhecimento, e como instrumentos e procedimentos mais utilizados são todos os recursos didáticos possíveis, tais como: testes, trabalhos escritos e orais, pesquisa, cadernos de anotações, tarefas propostas em sala, participação, assiduidade entre outros. Logo, a avaliação somativa é o critério para atribuição de notas  e usado como conceito para aprovação.

O Conselho Escolar, APMF, Gremio Estudantil juntamente com os professores formam as instâncias  participantes que definem a situação de cada aluno ao final do ano letivo. Mas convém observar que na discussão de avaliação da aprendizagem, é conveniente dar mais atenção para àquele aluno que está em risco de reprovação, fazer uma triagem junto com os pais ou responsáveis logo ao perceber um possível desinteresse, ou desleixo para com a disciplina em questão, para que a recuperação desse aluno não fique para momentos finais, pois pode ser tarde demais.