Colégio Estadual do Campo Getúlio Vargas Ensino Fundamental e Médio
Rua Mandaguari, 332 – CEP: 85935-000 – Fone/Fax: (44) 3557-1129
Terra Nova do Piquiri – Assis Chateaubriand - Paraná
asdgetuliovargas@seed.pr.gov.br
Temática V- Gestão
Segundo a LDB ( 1996), a gestão democrática é um dos princípios fundamentais da educação, ao lado de outros seis princípios: o saber. igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade e valorização dos profissionais da educação.
No entanto, sabemos que a efetiva realização da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas não depende somente da legislação, embora seja uma dimensão fundamental. É de conhecimento de todos os envolvidos no processo de que a Gestão Democrática requer a participação de diretores, pais alunos, professores, funcionários e instâncias colegiadas, como princípio de convivência coletiva e democrática , nas tomadas de decisões .
Lendo assim, o Caderno V- Temática Gestão, não achamos difícil , construir na escola um processo participativo baseado na relação de cooperação, no trabalho coletivo e no partilhamento do poder, aqui se faz necessário a pedagogia do diálogo, do respeito, embora sabemos que em muitas escolas a gestão democrática ainda é pouco participativa. Mas, não podemos deixar de ressaltar que muitas vezes percebemos a exclusão da gestão democrática no processo educacional , partindo das próprias políticas públicas, pois , chegam até as escolas tão engessadas , que pouco a direção e instâncias colegiadas podem fazer. Temos no nosso estado um exemplo imediatista do não cumprimento de democracia, o cancelamento das eleições para diretores das escolas públicas do Paraná, e também o não cumprimento de avanços e progressões em sua devidas datas-base, entreoutros
A gestão democrática dessa forma, não consegui se efetivar completamente no chão das escolas, por vários motivos, culminando assim, na exclusão de tomadas de decisão pelo coletivo da escola. Mas as escolas dentro de sua probabilidades lutam para promover ações que valorizem a coletividade e o bom desempenho do ensino público.
Fonte:
LDB, CADERNO V, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.