Temática V-  Gestão

                                                    Colégio Estadual do Campo Getúlio Vargas   Ensino Fundamental e Médio
                                                    Rua Mandaguari, 332 – CEP: 85935-000 – Fone/Fax: (44) 3557-1129
                                                    Terra Nova do Piquiri – Assis Chateaubriand - Paraná
                                                     asdgetuliovargas@seed.pr.gov.br

 

Temática V-  Gestão
         Segundo a LDB ( 1996), a gestão democrática  é um dos princípios  fundamentais da educação, ao  lado de outros  seis princípios: o saber. igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade e valorização dos profissionais da educação.
No entanto, sabemos que a efetiva realização da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas não depende somente da legislação, embora seja uma dimensão fundamental. É de conhecimento de todos os envolvidos no processo   de que a Gestão Democrática requer a participação  de diretores, pais alunos, professores, funcionários e instâncias colegiadas, como princípio de convivência coletiva e democrática , nas tomadas de decisões .
Lendo assim, o Caderno V- Temática Gestão, não achamos difícil , construir na escola um processo participativo baseado na relação de cooperação, no trabalho coletivo e no  partilhamento  do poder, aqui se faz necessário a pedagogia do diálogo, do respeito, embora sabemos que em muitas escolas a gestão democrática  ainda é pouco participativa.  Mas, não podemos deixar de ressaltar que muitas vezes percebemos a exclusão da gestão democrática no processo  educacional , partindo das próprias políticas públicas, pois , chegam até as escolas  tão engessadas , que pouco a direção e instâncias colegiadas podem fazer. Temos no nosso estado um exemplo imediatista do não cumprimento de democracia, o cancelamento das eleições para diretores das escolas públicas do Paraná, e também o não cumprimento de avanços e progressões em sua devidas datas-base,    entreoutros
A gestão democrática dessa forma, não consegui se efetivar completamente no chão das escolas, por vários motivos, culminando assim, na exclusão de tomadas de decisão pelo coletivo da escola. Mas as escolas dentro de sua probabilidades lutam para promover ações que valorizem a coletividade  e o bom desempenho do ensino público.