TEMÁTICA V
NRE - FOZ DO IGUAÇU
MUNICIPIO - MEDIANEIRA
COLÉGIO - JOÃO MANOEL MONDRONE
GRUPO: ANGELA SLONGO, EMERSON MARQUES, EMA LUIZA PIASSON, FLAVIANO OPARACZ, DILEUSA CAMARGO, IVANETE MORAS MARIM, DIEGO ROSSI, DARLAN CHIAMULERA, FRANCIELLI VIECELLI DELLA BETTA,
1. Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos (as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão? Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos (as) na tomada de decisões dessa mesma natureza. Quais os possíveis motivos dessa inclusão? Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola. Que posturas vocês estariam dispostos a assumir frente ao que concluíram?
R: Em relação à situação de exclusão, no processo de tomada de decisões na escola, temos como por exemplo a instalação de câmeras dentro da sala de aula e sala dos professores, decisão tomada da APMF e equipe diretiva. Em relação a situação, em que o processo de tomada de decisões foi coletiva podemos constatar a definição do cronograma anual dos eventos da escola. Para informar o executor das tarefas e responsabilidades atribuídas a ele durante o ano letivo.
Em relação a nossa postura a essas situações é de que exista permanentemente uma gestão que assegure a participação de todos, nos processos de tomadas de decisão que possibilite o debate sem restrições.
2. Junte-se a outros colegas e procure fazer um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ ou dos envolvidos. Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros do grupo as razões pelas quais isso não ocorreu. Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais os resultados para a escola e para os envolvidos? E quais as reações dos colegas? Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?
Foi elaborado um questionário onde foi baseado às pesquisas em 28 pessoas, dentre elas: agente 1, agente 2, professores, pessoal do administrativo.
a) Em nosso Colégio, presenciou situações que poderiam ser objeto de discussão e de decisões tomada coletivamente ( em benefícios da escola ou de todos os envolvidos)
4% nunca 29% poucas vezes 42% periodicamente 25% várias vezes
b) Nessa ou nessas situações, que presenciou em nosso colégio, ocorreu um processo coletivo de discussão e de tomada de decisão ( com todos os envolvidos ) :
17% nunca ocorreu 17% periodicamente 33% poucas vezes 33% maioria
c) Pergunta sem resposta o suficiente para análise.
d) Ainda em relação a questão nº 2, se marcou um dos itens b , c , d ou e, percebeu que os resultados para escola e para os envolvidos ( na maioria das situações vivenciadas por você ), foi :
25% satisfatório 4% excelente 4% insatisfatório 67% regular
e) Acredita que a reação dos envolvidos, nos resultados alcançados para a escola e para as pessoas inseridas na situação ( nesse processo de discussão e decisão coletiva ), na maioria dos casos vivenciados por você, tenha sido de :
8% insatisfatório 29% regular 63% satisfatório
f) Que sugestões você poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de tomada de decisões coletivas, possa acontecer :
36% respeitar a decisão da maioria
12% mais tempo para discussão
4% diversidade de pessoas
12% sem sugestão
4% voto secreto
4% respeitar normas e regras
8% reuniões frequentes
4% liberdade de manifestação (sem coação)
4% participação de alunos no conselho
8% colocar os assuntos antecipadamente para decisão
4% unir-se em prol da comunidade escolar
3. Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares. Proponha a um grupo de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola. Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista: a) levantar decisões tomadas; b) comparar tais decisões com a prática existente na escola; c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente. Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.
a) levantar decisões tomadas;
O conselho escolar juntamente com a APMF faz o planejamento e prestação de contas das verbas recebidas pela escola.
O conselho escolar quando convocado de modo extraordinário geralmente é para tomar decisões sobre algum aluno em específico.
Os membros do conselho escolar são convidados a participar pelos membros da direção.
A gestão democrática do conselho escolar é muito limitada pelas regras pré-estabelecidas pelas instituições de instâncias superiores.
b) comparar tais decisões com a prática existente na escola;
As decisões ali tomadas são colocadas em prática quando não são contrarias a regimentos e leis superiores.
c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente.
As decisões são fruto de um debate coletivo, onde membros tem liberdade para se expressar.
d) Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.
Em nossa escola não existe uma estratégia específica para a comunicação das decisões. Esporadicamente quando verificada a necessidade pela equipe diretiva devido a gravidade do fato, o conselho da um informe geral na sala dos professores. Fora isso só informes informais.
4. Se existe um Grêmio Estudantil funcionando em sua escola, procure verificar como está atuando, quais os temas sobre os quais discute, que visão os integrantes têm da sua própria atuação, assim como da escola e do seu funcionamento. Converse com os integrantes do grêmio sobre como é a sua participação nos processos de discussão e decisão acerca da vida da escola,como são tomadas as decisões internamente, assim como sobre o reconhecimento que têm pela direção, pelos professores e por funcionários. Com base nesses levantamentos, a que conclusões você chega sobre a participação democrática no interior do Grêmio e sobre a participação dos jovens que o compõem nas decisões tomadas pela escola? Para ter uma ideia melhor do significado do conceito de resiliência, procure identificar, com um grupo de colegas, entre atividades propostas aos jovens pela Secretaria de Educação, quais se guiam por esse conceito. O mesmo pode ser feito com relação a problemas de moradia, de transporte, de saneamento, relatados por alunos que vivem na localidade onde se situa a escola.
R.: O Grêmio estudantil do colégio João Manoel Mondrone tem um história que remonta aos anos de 1960. Com farto material documental, é possível verificar, entre outras coisas, nomes de alunos que depois viriam a se destacar na vida pública do município. Existem atas de reuniões, fotografias, registros documentais de grande valor histórico. No entanto, o Grêmio estudantil ao longo das décadas foi perdendo força, com eleições eventuais em determinados períodos históricos. O fato é que hoje o grêmio estudantil encontra-se inativo. Nos últimos cinco anos houve apenas uma eleição. Há dois anos o grêmio estudantil não tem representantes eleitos. Não há quem responda, de fato, pela representação estudantil em nossa escola. A última experiência de representantes eleitos pelos estudantes tampouco foi produtiva. Relatos de alunos mostram uma centralização de poder e falta de identificação dos representantes com as demandas dos alunos. O problema da representação democrática extrapola os limites do grêmio estudantil. Não há como esperar a formação de um processo democrático entre os estudantes, se a escola na qual estes se inserem não praticar a democracia no dia-a-dia. É comum que os estudantes sejam postergados em decisões sobre a vida escolar. Formamos alunos educados a não questionar, o que mata a democracia em sua raiz: o estabelecimento de pontos de vista opostos.
5. Tente realizar com um grupo de colegas a identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais. Faça o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam. Junto com um grupo de colegas, troquem e registrem suas experiências relativas à forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar. Com base no que discutiram, proponham formas pelas quais possam ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação.
Os desafios da prática: a gestão democrática da escola pública entre o proposto e o realizado
Foi realizado um questionário junto aos pais dos alunos do curso de informática do Colégio Mondrone com as seguintes questões:
1. Você participa das reuniões de pais quando é convocado para uma Assembleia?
( ) Sim ( ) Não ( ) algumas vezes
40% responderam algumas vezes
40% responderam sim
10% responderam não
2. Nas reuniões de pais você expressa suas opiniões e decisões?
( ) Sim ( ) Não
52% responderam que sim
48% responderam que não
3. Caso sua resposta acima for sim, sua opinião ou decisão são aceitas?
( ) Sim ( ) Não
29% não responderam
48% responderam que sim
15% responderam que não
8% responderam , algumas vezes
4. Você se sente constrangido em participar da gestão escolar opinando sobre o funcionamento da escola?
( ) Sim ( )Não
96% responderam que não
4% responderam que sim
5. O que dificulta a sua participação na gestão da escola?¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
A maioria dos pais responderam que não participam da gestão escolar porque não tem tempo, por causa do trabalho. Outros responderam que moram longe do colégio. Um pai respondeu que não quer se envolver nas decisões da gestão escolar. Um pai sugeriu criar uma página para os avisos do colégio, pois o filho esquece de avisar ou de entregar os comunicados.
6. Você conhece o PPP de sua escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades. Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução do dele. Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos? Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.
R.: O Projeto Político Pedagógico é um documento construído em todas as instituições de ensino descrevendo sua forma de funcionamento, aspectos gerais como avaliação, concepção filosófica, as funções de cada profissional, entre outros. No Colégio Mondrone este documento foi construído de forma coletiva e é reformulado continuamente por todos os profissionais que atuam na escola e representantes dos órgãos colegiados, durante reuniões pedagógicas ou em encontros de formação, entretanto, é um processo que exige motivação, convencimento, pré-disposição, tempo e integração da equipe para que sejam tomadas as decisões necessárias.
O Projeto Politico Pedagógico é um documento que configura a identidade da escola, onde se busca concretizar idéias, alcançar objetivos, firmar valores estruturados com base na realidade vivenciada. Ele contém fundamentos e princípios que garantirão a identidade que se pretende consolidar em sua prática pedagógica.
A maioria dos docentes têm a preocupação de formar cidadãos emancipados, com uma visão crítica e que se preocupam na construção do conhecimento e o usam para a transformação de suas realidades, onde prevalece o diálogo, a investigação, a reflexão e a aprendizagem significativa.
Percebe-se que o grande problema continua sendo a rotatividade de educadores, o que dificulta o conhecimento do PPP e contribui para a não eficácia do processo proposto, mesmo com a equipe pedagógica mediando e levando ao conhecimento dos Professores que chegam à escola.
O texto do PPP é muito bom, revisado constantemente que não é um processo fácil ou simplista, porém precisa ser o espelho do que acontece em sala de aula.
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