Temática o Jovem

A  CTS é uma corrente da Alfabetização Cientifica, inclusive uma das traduções que achei interessante dessa linha de estudo foi definido como “o ensino cujo objetivo seria a promoção de capacidades e competências entre os estudantes capazes de permitir-lhes a participação nos processos de decisões do dia-a-dia” (Membiela, 2007, Díaz, Alonso e Mas, 2003, Cajas, 2001, Gil-Pérez e Vilches-Peña, 2001). Mas, na CTS podemos notar que possui uma visão ampla de educação onde existe a preocupação que o educando para tenha acesso ao conhecimento, mas que este seja de forma ampla contemplando a sua interdisciplinaridade, a contextualização, com percepção crítica do que realmente é significativo no aprendizado e voltado à formação do cidadão de forma integra em relação à sociedade onde vive, inclusive para corroborar este raciocínio podemos citar o filósofo Herbert Spencer (1859),que tem um argumento interessante que condiz com essa linha pensamento “uma vez que a sociedade depende dos conhecimentos que a ciência constrói, é preciso que esta mesma sociedade saiba mais sobre a ciência em si e seus empreendimentos.”.

            Todos os anos durante os planejamentos colocamos todos os nossos entusiasmos, criatividade, estratégias didática diferenciadas, temas geradores da interdisciplinaridade, contextualização dos conteúdos dentro da realidade do educando e até mesmo projetos ambiciosos transdisciplinares.  Mas, durante o transcorrer do ano letivo verificamos que existe poucos momentos que se tornam significativos aprendizados pelos alunos que parece impregnado no seu DNA que escola é orientada para formação de expectadores que devem realizar a atividade de forma passiva sem contestar, seguindo o antigo molde “pegue o livro... abra na página tal... leiam e responda as perguntas do questionário”. Sei que para a teoria saia do papel e seja aplicada é preciso que os educadores percebam a necessidade do constante aperfeiçoamento de sua metodologia, ampliar seus conhecimentos em sua área de formação ou não , transmitindo este conhecimento de forma interessante, dinâmica e interativa ao educando e principalmente entrar no mundo digital, pois, é este universo que vivem os nossos educandos.