A LDB incluiu o ensino médio como a última etapa da educação básica, que fornecerá subsídios para o pleno exercícios da cidadania, crescimento pessoal, acesso ao sistema produtivo e aos meios mais elevados de conhecimento. Apesar disso está longe de todos brasileiros serem incluídos nessa etapa da educação. Historicamente vimos que o ensino médio ou 2º Grau era destinada a classe média alta afim de prepara-los para o ensino superior, à classe menos favorecida estava destinada aos cursos técnicos que os preparava para o mundo do trabalho. Uma herança senhorial que delineava e apontava caminhos distintos para as diferentes classes sociais brasileiras.
Discutir currículo é sempre um grande desafio, pois:
Cada disciplina faz sua leitura de mundo, porém pode perfeitamente dialogar entre si
Nenhuma disciplinas é mais importantes que as outras, apenas tem linguagens diferentes, que se trabalhadas em conjunto uma complementa a outra, pois todas as disciplinas tem como foco o ser humana e sua criação histórico- cultural, material ou imaterial.
Conforme a LDB atual, garantir a base comum nacional é indispensável, e a autonomia da escola fica com a parte diversificada, a qual vem enfatizar e atender os conhecimentos locais, mas dentro das atuais disciplinas já existentes, faz sim necessário o diálogo entre elas em torno de um eixo comum apontando as quatro dimensões : trabalho ciência tecnologia e cultura.
Lembrando que o discurso das pedagogias do aprender a aprender, vivenciada recentemente, não seja o foco central do currículo, pois como diz Young (2007) os saberes do cotidiano devem ser ultrapassados pelo saber escolar, indo a partir do local para o universal.
Necessário considerar a bagagem de conhecimento do educando como contexto introdutório, mas não poderá ficar só nisso, tem que partir do local para o saber sistematizado e científico.
O ponto central do currículo dever ser embasado no conhecimento científico e técnico apropriado e desenvolvido durante todo processo histórico da existência humana.
O desenvolvimento cognitivo, sua formação ético, político e estético depende de um dos elementos essenciais que é o saber escolar. A pesquisa como ferramenta pedagógica, instiga o aluno para a curiosidade e isso lhe fornecerá condições de questionamentos necessários para o exercício da cidadania.
Ressalto aqui, que os grupos de disciplinas dentro das áreas de conhecimento, precisam de uma equiparação de carga horária para que o diálogo entre elas não se faça de forma hierarquizada.
Fontes:
Caderno lll - O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral.
Temática lll - Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM)
Vídeos: O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral - Bloco 1 e 2.
Vídio - Ensino Médio, última etapa do Ensino Básico - Bertha do Valle