Áreas do conhecimento e integração curricular
O caderno IV juntamente com o vídeo proposto faz um resgate da história. As áreas do conhecimento surgiram na Grécia em meados do século XVIII após a Revolução Cientifica. Até então os gregos buscavam centralizar o cosmos do conhecimento como princípio pedagógico. Os gregos então construíram as áreas de conhecimento através da observação. Teve como ponto fundante o ser humano e onde ele estava inserido.
A partir do Renascimento o ensino passou a ser fragmentado em áreas do conhecimento e em disciplinas estruturadas. Houve a superação do teocentrismo valorizando o uso da razão o que resoltou um salto qualitativo e quantitativo.
O conhecimento é provisório, seja representado pelo conhecimento cientifico acadêmico ou escolar, constitui-se diferentes e cumprem finalidades sociais distintas. Cabe à instituição escolar fazer a transposição didática dando significado a esses conteúdos que perpassam pelos eixos da cultura, ciência, trabalho e tecnologia usando a pesquisa e a problematização como principio pedagógico.
Para que se concretize uma proposta de trabalho com as características já citadas torna-se indispensável parcerias com instituições de ensino superior com formações inicial e continuada dando apoio e suporte as instituições escolares e seus profissionais.