Tematica IV: Áreas do Conhecimento Pacto Col Est Guilherme de Almeida_Ensino Médio e Normal Orientadora de estudos: Liamara B. Ficagna Cursistas: Rejane, Rita, Nair, Jonas, José, Judite, Cíntia, Erica, Mirian e Maria Salete

Áreas do conhecimento e integração curricular
                O caderno IV juntamente com o vídeo proposto faz um resgate da história. As áreas do conhecimento surgiram na Grécia em meados do século XVIII após a Revolução Cientifica. Até então os gregos buscavam centralizar o cosmos do conhecimento como princípio pedagógico. Os gregos então  construíram as áreas de conhecimento através da observação. Teve como ponto fundante o ser humano e  onde ele estava inserido.
                 A partir do Renascimento  o ensino passou a ser fragmentado em áreas do conhecimento e em  disciplinas estruturadas. Houve a superação do teocentrismo valorizando o uso da razão o que resoltou um salto qualitativo e quantitativo.
                O conhecimento é provisório, seja representado pelo conhecimento cientifico acadêmico ou escolar, constitui-se diferentes e cumprem  finalidades sociais distintas.  Cabe à instituição escolar fazer a transposição didática dando significado a esses conteúdos que perpassam pelos eixos da cultura, ciência, trabalho e tecnologia usando a pesquisa e a problematização como principio pedagógico.
                Para que se concretize uma proposta de trabalho com as características já citadas torna-se indispensável parcerias com  instituições de ensino superior com formações inicial e continuada dando apoio e suporte as instituições escolares e seus profissionais.