As disciplinas escolares adotam como referência os conhecimentos produzidos pela ciência que, muitas vezes, buscam a verdade em si e para si e, neste universo conceitual,, os conhecimentos escolares resultam desconectados das realidades que a própria ciência ajuda a construir.Nesse contexto, há uma necessidade que os sujeitos envolvidos no processo educacional sejam capazes de produzir conhecimento extraido de seu cotidiano e que este seja aprimorado para que ocorra uma formação integral, a partir da relação estabelecida entre o informal,as áreas de conhecimento, fundamentos científicos e tecnológicos, possa proporcionar a formação integral e garantir que possa participar de maneira inclusiva na dinâmica da sociedade.Assim, faz-se uma transposição dos campos científicos para as disciplinas escolares não sendo consideradas apenas como acervos de conteúdos de ensino, isoladas e desprendidas da realidade concreta da qual esses conceitos se originaram e se relacionam com a realidade do educando. Trata-se de um tipo de organização que tem a interdisciplinaridade como princípio. Esta, por sua vez, não é um processo interno somente às respectivas áreas,mas também entre os componentes curriculares de outras áreas.