Atualmente em função da modernidade que a nossa sociedade vive, se faz necessário que algumas ações bem como métodos sejam revistos, uma vez que a dinâmica do mundo moderno exige dos educandos como dos docentes que se insiram no mundo do conhecimento tanto científico como informal de maneira que estes percebam que uma tendência para interpretar o processo de disciplinarização com vistas à superação da fragmentação e da compartimentação dos conhecimentos consiste em considerar que a disciplina científica, a disciplina acadêmica e a disciplina escolar têm constituições diferentes e cumprem finalidades sociais distintas. Entende-se que os alunos do ensino médio tem o direito de inseção no mundo formal dos conhecimentos culturalmente produzidos e sistematizados pelas ciências
As disciplinas escolares adotam como referência os conhecimentos produzidos pela ciência que, muitas vezes, buscam a verdade em si e para si e, neste universo conceitual,, os conhecimentos escolares resultam desconectados das realidades que a própria ciência ajuda a construir.Nesse contexto, há uma necessidade que os sujeitos envolvidos no processo educacional sejam capazes de produzir conhecimento extraido de seu cotidiano e que este seja aprimorado para que ocorra uma formação integral, a partir da relação estabelecida entre o informal,as áreas de conhecimento, fundamentos científicos e tecnológicos, possa proporcionar a formação integral e garantir que possa participar de maneira inclusiva na dinâmica da sociedade.Assim, faz-se uma transposição dos campos científicos para as disciplinas escolares não sendo consideradas apenas como acervos de conteúdos de ensino, isoladas e desprendidas da realidade concreta da qual esses conceitos se originaram e se relacionam com a realidade do educando. Trata-se de um tipo de organização que tem a interdisciplinaridade como princípio. Esta, por sua vez, não é um processo interno somente às respectivas áreas,mas também entre os componentes curriculares de outras áreas.