TEMÁTICA IV- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular Professora Lessandra de Oliveira.

LESSANDRA DE OLIVEIRA

TEMÁTICA  IV-  Áreas de Conhecimento e Integração Curricular

A educação no Brasil tem seguido um rumo em que as disciplinas não se relacionam entre si, causando uma fragmentação do ensino como sendo um sistema global, integrado, que tenha como principal objetivo a formação do educando. Cada disciplina segue o seu rumo e aponta para um ponto de ruptura, afunilando o conhecimento sem conseguir atingir na maioria das vezes a essência da educação pública de qualidade. Isso vem acontecendo ao longo do tempo, onde os conhecimentos vem perdendo a dimensão da totalidade, se compartimentalizando em disciplinas e áreas disciplinares. Esse fato faz com que a educação deixe de garantir o desenvolvimento da pessoa com uma formação integral ou global, intelectual e espiritual. Quanto mais as disciplinas se especificam, mais se distanciam da realidade e da necessidade do educando, deixando de promover a totalidade da realidade.

As novas tendências curriculares estão propondo uma organização do currículo em áreas de conhecimento, que correspondem aos propósitos do ensino médio, divididas em linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Elas devem portanto expressar o potencial de integração e interlocução dos campos do saber, promovendo um diálogo constante entre as disciplinas, articulando-as de forma a conduzir o educando em busca da totalidade dos saberes, transformando a sua cultura, levando o aluno a se tornar mais crítico, mais consciente de seus deveres e direitos. O currículo assim disposto deve proporcionar ao aluno o seu desenvolvimento em todas as dimensões da sua vida social, seja no trabalho, na ciência, na tecnologia ou na cultura.

É nesse sentido que precisa caminhar o novo rumo da educação no Brasil, onde consiga atingir o educando na sua essência, formando-o para o mercado de trabalho, para a cidadania, para que seja um ser crítico, conhecedor da totalidade do sistema social em que esteja inserido. Assim sendo, poderemos ter cidadãos mais preparados no futuro, capazes de enfrentarem e se posicionarem frente às várias necessidades impostas por um mundo moderno, globalizado e com muitas oportunidades de desenvolvimento.