temática IV - Aréas de conhecimento e Integração Curricular

Temática IV

1-O que são as áreas de conhecimento e qual sua relação com o currículo
2. O ensino integrado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura  Trabalho, cultura, ciência e tecnologia 3. Caminhos para a aproximação do conhecimento das diferentes áreas: o trabalho como princípio educativo
e a pesquisa como princípio pedagógico 4 . O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas .

Conforme leitura e estudo no material de apoio, onde diz que estamos alienados  e inseguros em relação às questões das nossas vidas pessoais, fiz uma relação com o saber de nossos alunos. Pois bem, na página 11 do caderno IV, diz que atualmente vivemos uma enorme quantidade de conhecimentos especializados “Que sabe de quase tudo sobre quase nada”, e esta citação faz referencia ao Google, Wikipédia, biblioteca entre outros. Realmente hoje nos deparamos com situações muito semelhantes a esta citação. Pois nosso jovem do ensino médio, de primeira vista podemos até pensar que devido a tanta tecnologia, acesso aos mais diversos meios de comunicação eles (jovens), estejam com muito conhecimento devido a tudo isso, mas na verdade não estam, em outras palavras conhecimento “artificial”, onde se parece que o aluno sabe, mas, no entanto não sabe ou já esqueceu. Vejo que o texto debate e discute sobre as disciplinas e suas particularidades já presentes na LDB – Lei de Diretrizes bases da Educação nacional, se atenta ao fato de que esses campos (disciplinas), precisam ser reconstruídos as relações organizadas para que os saberes realmente seja aprendido pelo educando. Isto é, perceber e reconhecer o que aluno precisa em quanto ser humano, o que ele realmente vai precisar para sua vida em sociedade “Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei – (Benjamin Franklin)”. Sabias palavras do escritor, pois é isto que se faz necessário nas escolas “envolver” o aluno, o professor, enfim toda equipe escolar para que haja o ensino – aprendizagem de forma plena. As áreas de conhecimento na organização curricular devem expressar o potencial de aglutinação interlocução de campos de saber ampliando o dialogo entre os componentes curriculares e seus respectivos professores, com conseqüências perceptíveis pelos educandos e transformadores da cultura escolar rígida e fragmentada, definindo quais conteúdos são relevantes para o aluno do ensino médio. Também no material se fala sobre as relações de trabalho, ciência e tecnologia e cultura como base da concepção de ensino médio. Visto que o trabalho e atividade vital para os seres humanos, ainda sendo um ato social de produzir conhecimento e cultura. Fazendo referencia assim aos pressupostos para a construção da proposta curricular onde vai exigir primeiramente planejamento pedagógico, organização do trabalho da escola e gestão democrática, autonomia da escolar, participação da comunidade, dando conta que o currículo deve ser sempre avaliado devendo ser mudado se necessário, pois deve atender os anseios da comunidade. Ensinar exige: estudo dedicação e se necessário mudança de comportamento. Como diz o Autor Augusto Cury, Educar e semear com sabedoria e colher com paciência.