Temática IV

           Eis o que penso sobre o lápis de carpinteiro. Os velhosmestres, com o que teriam desenhado? Certamente não com um Faber B, BB, BBB, etc., etc., mas com um pedaço de grafite bruto. O instrumento do qual Michelângelo e Dürer se serviram provavelmente era muito parecido com um lápis de carpinteiro. Mas eu não estava lá, e portanto não sei de nada.

            Sei, no entanto, que com um lápis de carpinteiro podemos obter intensidades distintas das destes finos Faber, etc.

            O carvão é o que há de melhor, mas quando se trabalha muito, o frescor se perde, e para conservar a precisão é preciso fixar sem demora. Para a paisagem é a mesma coisa;

vejo que desenhistas com Ruysdaël, Goyen, Calame, e também Roelofs, por exemplo, entre os modernos, tiraram dele ótimo partido. Mas se alguém inventasse uma boa pena para trabalhar ao ar livre, com tinteiro, o mundo talvez visse mais desenhos à pena.

            Com carvão mergulhado na água pode-se fazer coisasexcelentes, pude ver isto com Weissenbruch; o óleo servepara a fixação e o preto torna-se mais quente e mais profundo.Mas é preferível que eu faça isto daqui a um ano enão agora. É o que digo a mim mesmo, pois não quero que a beleza se deva a meu material, e sim a mim mesmo.

 

1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.

Cultura:A cultura se faz presente no texto como história. O reconhecimento do trabalho dos precursores e a informação de que na época dos mesmos não havia o equipamento usado em seu tempo leva o pintor a fazer suposições sobre a tecnologia disponível para eles em forma de instrumento de desenho.

Trabalho: O autor por se insere em um grupo, do qual cita alguns nomes, ressaltando o trabalho como o meio de fazer parte da sociedade.

Ciência: ao comparar o resultado de desenhos feitos com carvão e lápis o autor está constatando o resultado de experiências realizadas dos quais ele tem conhecimento. Como a ciência é baseada em experiências ele usa um exemplo prático.

Tecnologia: A evolução do equipamento de desenho é o assunto principal da carta desde o carvão até a pena para trabalhar ao ar livre. Mostra também a preocupação do autor, já naquela época, em não deixar que a tecnologia e sim seu talento fosse o responsável por seu reconhecimento como pintor.

 

2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?

O texto trás uma mensagem que pode ser utilizada como motivação para qualquer disciplina, pois o mesmo retrata que embora Van Gogh possuísse um talento nato sabia da importância de conhecer os caminhos já percorridos por outros para, a partir deles criar o seu próprio. Em qualquer ramo de trabalho que os jovens seguirem, seja braçal ou intelectual, é necessário conhecer tudo o que o envolve, desde os avanços históricos como as tecnologias que o tornam mais fácil.