TEMÁTICA III - O Currículo - Hilário José Pelisser.
O ensino médio ao longo de sua história oscilou entre a formação acadêmica e formação de caráter técnico, e na organização curricular muitas vezes de forma fragmentada do conhecimento em disciplinas, hierarquizadas com valorização de algumas áreas do conhecimento.
Em defesa de uma prática curricular menos fragmentada e mais integrada que acolha desafios de pensar a formação com os sujeitos e para os quais ela se destina; as diferentes juventudes, suas identidades, suas culturas. Uma formação que leve em consideração as transformações históricas e sociais em sue tempo, com diálogo entre as formas de se viver e o que se pretende oferecer em termos de saberes e práticas. Isso também se complementa aos avanços do conhecimento científico e tecnológico; as Diretrizes Curriculares Nacional para o Ensino Médio (Resolução CNE/CED 2012) elegem as dimensões do trabalho, das ciências da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular . As dimensões acima citadas inserem ao contexto escolar um diálogo permanente com os sujeitos e suas necessidades de formação, pois as mesmas não se produzem independentes da sociedade e dos indivíduos.
As propostas curriculares para o ensino médio levam-nos a analisar os novos DCNEN, com projetos pedagógicos e com a prática curricular da escola, isso implica: Conhecimento pelos educadores dos fundamentos teóricos e metodológicos propostos, que estes fundamentos trabalhem de forma integrada o currículo, a partir da expressão da prática e da função social da escola, isso nos ajuda a compreender o que, como, e por que fazemos desse modo a não de outro, leva-nos a necessidade de definirmos antecipadamente alguns pontos de chegada e caminhos possíveis.
Partindo de uma compreensão de que não existe receita pronta para a prática pedagógica e a melhor concepção é aquela construída pelos próprios educadores. É na sua reflexão e reelaborarão da concepção da educação e da formação humana que o educador pode atribuir significado para a prática pedagógica. Também pela convivência e o envolvimento com os sujeitos que podemos reconstruir a relação do fazer pedagógico atribuindo sentido e significado para nossa ação educativa. A organização curricular do ensino médio significa compreender as relações indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura, e compreender o processo histórico de produção científica e tecnológica bem como o desenvolvimento e apropriação social.