Tematíca III - Currículo
Professora: Neiva Salete de Oliveira – Colégio Estadual Lindoeste – Pr
Como o próprio dicionário sugere Currículo e o conjunto de dados relativos a um tema específico, organizados para orientar atividades e formas de executá-los em sua finalidade. Geralmente, exprime e busca concretizar intenções. Pois bem, o currículo deve realmente ser norteador do trabalho na escola, sendo realizado por todos os profissionais, buscando levar em consideração com forme leitura no material de apoio o conhecimento local e o cotidiano do aluno, mas isso não deve servir de base para o currículo. Sabemos que o ensino já passou por muitas mudanças e que hoje, vem sendo trabalhado em disciplinas, mas tem que haver uma preocupação em reorganizar o currículo, sempre pensando no conhecimento cientifico, mas tentando buscar meios para o aluno aprender de forma prazerosa e que a escola não seja um “peso” para o estudante, sabendo que não é tarefa fácil, visto que a escola já não é tão atrativa em virtude das novas tecnologias. Muitos alunos acham à escola chata, e sem importância, mas sabemos que nenhum ser humano vai ter uma boa formação sem antes ter estado em uma sala de aula. Conforme leitura no material de apoio e necessário potencializar o fortalecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na prespectiva de contribuir com a edificação da autonomia intelectual dos sujeitos frente á (re) construção do conhecimento e de outras praticas sociais. E preciso aguçar a curiosidade do aluno. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. “Paulo Freire”. E preciso que o educador mude sua pratica de nada adianta participar de cursos de formação, e não mudar a forma de dar aula, só faz a diferença na escola, o profissional que realmente se tranforma primeiro, antes de querer transformar o aluno. Os educadores devem ter bons relacionamentos com seus alunos, demostrar que se importa com eles como pessoas, isso faz muita diferença em sala de aula. No material de apoio, fala sobre o sentido da formação humana e integral, porque a sociedade em que vivemos marcadas por praticas sociais excludentes e por uma educação escolar tradicional assentada na dominação e no controle sobre os individuos, pensar uma educação voltada para emacipação passa, necessariamente, por tomar como objetivo uma formação vaoltada para a reflexão e para crítica. Mudanças significativas no currículo podem ver na LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional no Art. 26, onde se diz que os currículos do ensino médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caracteristicas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, no que se refere à organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar ás fases do ciclo agrícola e ás condições climáticas, uma forma que facilitou muito as escolas que estão no meio rural, só citei este exemplo, mas a lei dá condições para que o ensino – aprendizagem aconteça desta forma deve ser o curriculo do ensino médio dar condições apoio para que o aluno não seja um mero expectador, mas que faça parte da aprendizagem.