TEMÁTICA III - CURRÍCULO

TEMÁTICA III -  O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
O currículo da educação brasileira, no decorrer da história, sempre teve o caráter dualista ( às vezes enciclopédico e outras pragmático), pois visava ou a formação acadêmica ou a formação técnica. Por assim ser, não era e não é um currículo que atribuía ou atribua um sentido pleno às experiências vividas no espaço da escola.
Em oposição a essa realidade, faz-se necessário pensar em um currículo que reconheça as diferentes juventudes que frequentam o Ensino Médio, suas identidades, suas culturas e suas necessidades.
Além disso, o currículo deve estar em consonância com as  Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) que citam como eixo comum o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia, pois o Ensino Médio deve focar a compreensão do mundo do trabalho, da cultura e das inter-relações entre esses campos.
Por assim ser, o currículo deve ser uma construção coletiva que unifique o que se planeja e o que se realiza a partir de uma realidade concreta, a fim  de levar o aluno a emancipação humana, bem como a libertação.
Para tanto, é preciso reconhecer os sujeitos do Ensino Médio a partir de uma compreensão histórica e social para que o currículo (intenções, práticas, materiais, tempos e espaços) seja construído com o foco nas expectativas, desejos e necessidades dos jovens estudantes.
Convém ressaltar que o conhecimento e a pesquisa ocupam lugares importantes no currículo, pois os mesmos levam o estudante a uma atitude de curiosidade e crítica.
Por fim, as Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná (DCE) deve constituir o currículo por área de conhecimento que deve estar pautada nos eixos de integração ( cultura, trabalho, ciência e tecnologia). Porém, creio que os conteúdos estruturantes deveriam permanecer. Assim, acredito que conseguir-se-á instituir a autonomia intelectual e moral de nossos estudantes.
Referência
BRASIL. Secretaria de educação básica. Formação de professores do Ensino Médio, etapa I –Caderno III: o currículo no Ensino Médio, seu sujeito e o desafio da formação humana integral; ministério da educação, secretaria de Educação Básica; (Autores: Carlos Artexes Simões, Monica Ribeiro da Silva). – Curitiba: UFPR/ Setor de Educação, 2013.