Beatriz Kay - Cecilia Bernardi Reginatto - Cristiane Staudt - Ivone Engel
13/09/14 – Respostas Reflexão e Ação – Temática III
a) Quanto aos conteúdos selecionados, a intenção é que haja sempre uma relação, porém, não são todos os alunos que seguirão a mesma carreira e que utilizarão de todos esses conteúdos, mas, todos eles são necessários para a formação do sujeito enquanto educando e também servem para atender as necessidades básicas de conhecimento nos cursos superiores. O aluno que não der continuidade, mesmo assim, terá um desenvolvimento no raciocínio para interpretar e resolver os problemas e necessidades de sua realidade, no seu dia a dia.
b) A escola deve ir muito mais além da preparação ou da habilitação do indivíduo para o trabalho, ela deve oferecer uma formação que inclui flexibilidade funcional, criatividade, autonomia de decisões, deve formar um indivíduo crítico e capaz de solucionar os mais diversos problemas, ter capacidade de trabalhar em equipe, de exercer múltiplos papéis e executar as mais diferentes tarefas, deve possuir autonomia intelectual, etc.
O ensino não pode ser subordinado somente às necessidades da economia excludente atual em que se destaca o desemprego estrutural, tais atitudes estariam aceitando a competição capitalista e negligenciando o espírito cooperativo entre as pessoas.
O problema é que as escolas são obrigadas a desenvolver projetos impostos pelos governos a fim de atender seus interesses imediatistas. Esses projetos muitas vezes são fracassados porque não há um tempo hábil para pensar o projeto, pô-lo em prática e analisar o seu resultado. Essa reforma não contempla a formação de professores e tampouco há adequações nas instituições, investimentos estruturais e financeiros na área.
Essa nova reformulação do currículo dá mais autonomia à escola e professores pois caberia a ela contemplar o que mais lhe interessa no momento e no local , por outro lado desorganiza completamente o trabalho escolar na interdisciplinaridade de conhecimento entre um dos diversos temas.
c) Nas mais diversas disciplinas aplicadas aos alunos é trabalhado direta e indiretamente o desenvolvimento físico ou intelectual necessário para a formação de qualquer ser humano. Por exemplo, ao trabalhar a organização dos cadernos com as datas, com os registros diários, fazer conexões entre o conteúdo e a sua realidade, estimulação do cérebro, a organização das carteiras em sala, bem como sua limpeza e conservação dos móveis e objetos da instituição, e de seus colegas, o respeito às normas, estimulo ao rigor intelectual através da atenção, realização das atividades e outras.
A interdisciplinaridade é extremamente eficaz se os professores possuírem conhecimento/domínio do seu conteúdo. Então, os próprios alunos perceberão a conexão entre as matérias, e assim eles podem fazer uma ligação e complementação dos seus estudos.
d) Conforme pesquisa realizada com alunos dos primeiros e terceiros anos do Ensino Médio, algumas disciplinas são insuficientes para o Enem em detrimento de algumas que deveriam ser mais contempladas; há um certo despreparo dos professores quanto a metodologia e domínio de conteúdos por alguns professores o que prejudica o aprendizado. Ao serem perguntados sobre o conhecimento do currículo escolar, os alunos dos 3ºs anos da manhã o conhecem; a grande maioria pensa que o que aprendem na escola, tem tudo a ver com as suas vidas e após entrarem no mercado de trabalho é que perceberam a importância da escola na sua vida profissional e social. Conforme o interesse e afinidades de cada um, pensam que algumas disciplinas deviam ser retiradas ou incluídas. Alguns gostam mais das exatas, outros das humanas... Pensam que o período que ficam na escola é curto para aprender todos os conteúdos curriculares; gostariam de ficar mais tempo na escola, no contraturno, porém, esse tempo deve ser usado para realizar estudos de seus interesses e suas habilidades, como música.
De modo geral os terceiros anos são imediatistas, querem apenas se preparar para o Enem, como aprofundar mais o tema da redação. Pedem aulas mais dinâmicas, diferentes, o professor poderia dar aulas show, como as dos cursinhos pré vestibulares, e os problemas individuais devem ser tratados individualmente.