Temática III - CEC Carlos Gomes - Iguatu - NRE Cascavel - Cursistas: José Roberto Ferreira, Maria das Graças Ferreira Godoy e Martinho Lucas de Godoy.

A DCNEM caracteriza em suas dimensões o processo de escolarização básica obrigatória para o Ensino Médio, levando por base as dimensões do Trabalho, da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, fazer do trabalho dos sujeitos uma forma de associação com os conhecimentos científicos, usando das tecnologias disponíveis na rede pública de ensino levando em conta a cultura da comunidade em que os sujeitos estão inseridos. A inter-relação destas dimensões é necessária, e se partindo do conhecimento da comunidade escolar a que pertence, pois só desta forma o desenvolvimento destas ações será produtiva e com reflexos na escola.

A elaboração do conhecimento não se pode configurar apenas uma reprodução de saberes, mas sim de construção destes e a pesquisa é sem dúvida um mecanismo fundamental para esta apropriação. A escola não pode alheia das suas responsabilidades sociais, portanto deve partir dos direitos humanos e sustentabilidade sócio ambiental, desta forma, a escola deve partir do conhecimento cultural da sociedade pertencente para a construção dos saberes buscados pelos seus alunos.

A DCE no Paraná partiu do diálogo para a construção deste que é o documento orientador do currículo, os sujeitos da escola são sem sombra de dúvidas as pessoas indicadas para com este documento nortear os trabalhos pedagógicos, ajudando na construção de uma sociedade mais justa.

No entanto a DCE oportuniza o diálogo entre as disciplinas através do PTD, em outros conceitos de interdisciplinaridade, isto não acontece com naturalidade, outro ponto a destacar é que nos conteúdos básicos podem ser desdobrados em quantos conteúdos específicos forem necessários. Com isto o trabalho social que a escola deve priorizar, indiretamente partiu da DCE.