TEMÁTICA III

Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes

Iguatu - Paraná

Cursistas: Sonia Regina Carrasco e Luana Dams

 

A Educação de qualidade é um direito de todos e por esse motivo que as escolas com equipes multidisciplinares em parceria com o núcleo regional estão realizando ajustes nos documentos norteadores da educação como PPP, PCCs  e PTDs pensando nas diversidades culturais e flexibilizações. Neste sentido acreditamos ser necessário repensar em um currículo de qualidade, que atenda as necessidades da comunidade escolar.
Os debates e questionamentos acerca dos documentos indicados para esta temática levou-nos a questionar o empenho em realizar tais mudanças, pois estamos vivenciando a experiência de concretização das DCEs no Paraná, estamos nos encaminhando para as avaliações dos pontos positivos e negativos, necessitamos sim de estarmos nos aperfeiçoando sempre, revendo PPP da escola e outros cuidados que devemos estar atentos, mas acredito que não é hora de uma grande mudança e deixarmos o que ainda não concretizamos pelo caminho, principalmente por entender que estamos caminhando de maneira positiva.
Como documento oficial, as Diretrizes Curriculares para a Educação Pública do Estado do Paraná chegaram às escolas em 2008. Documentos este, produzido coletivamente por professores nas diferentes áreas, algo inédito podemos assim dizer, que buscou suscitar  a reflexão sobre a própria prática e incentivar a formação continuada, utilizando-se da fundamentação teórico-prática, pra que se tivesse subsídios consistentes e úteis ao cotidiano da sala de aula. Agora estamos aqui novamente fazendo novas discussões em torno de uma nova forma de ensinar e produzir conhecimento.
O currículo é apenas um norteador que traz conteúdos universais, básicos, a adequação a realidade deve ser feita por cada professor ao contextualizar os conteúdos.
Por lecionarmos a disciplina de Biologia, automaticamente os conteúdos estão relacionados à ciência e tecnologia, já no que se refere a cultura, essa relação se manifesta nas transformações sociais que os avanços científicos e tecnológicos proporcionaram, bem como na abordagem do contexto histórico no qual determinado conhecimento, foi desenvolvido e o impacto que isso causou. Com relação ao mundo do trabalho essa disciplina contribui diretamente para algumas carreiras e em outras pode levar ao desenvolvimento de algumas habilidades, como por exemplo, o espírito investigativo e o levantamento de hipóteses que contribuirão com a capacidade de resolver problemas que futuramente poderão encontrar. Podemos contribuir também com o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico ao adotarmos práticas emancipadoras.
Acreditamos que nosso maior desafio seja contribuir no desenvolvimento da autonomia de nossos alunos na busca do conhecimento, pois só assim serão capazes de continuar seu desenvolvimento mesmo após a conclusão de todas as etapas do ensino. No mundo atual o domínio das ferramentas e a manipulação do conhecimento se tornam cada vez mais importantes, pois com o advento da internet alcançamos um nível de compartilhamento de informações inacreditável, temos a nosso dispor acesso ao conhecimento científico produzido nas melhores universidades do mundo, basta termos interesse e senso crítico para dele nos apropriarmos, desta forma o aprimoramento pessoal e profissional pode extrapolar o ambiente acadêmico. Para isso, devemos adotar práticas reflexivas em nossas aulas e ter a pesquisa como princípio educativo, como destacado nas diretrizes. Penso que essas metodologias ainda têm sido pouco utilizadas pelo fato da maioria de nós educadores termos sido formados por uma escola extremamente tradicional.