TEMÁTICA II - SARA MACIEL DE SOUZA - 01/09/14 - Col. Est. LINDOESTE

TEMATICA 2

Primeiramente devemos tentar conhecer as expectativas, anseios e dificuldades dos educandos os seus problemas, o que esperam da escola, dos professores. Trabalhar as diferenças com respeito as suas formas de comportamento vestuário, grupos, gostos etc. para que na sequências sejamos capazes de encaminhá-los da melhor forma para a área que ele tenha mais habilidades. Valorizar experiências, conhecimentos e suas individualidades. Devemos interagir com o educando para entendermos as particularidades de cada um e tentar aproveitar de forma positiva suas atitudes e habilidades. Introduzir no educando a concepção de motivação na área educacional para que o mesmo se desenvolva no campo educacional e profissional.
Devem ser propostos ações diferenciadas, afim de motivar e desenvolver a auto confiança, por isso e necessário que as atividades sejam instigantes e competitivas, como a participação do grêmio estudantil, desenvolvimento de musicais pecas teatrais, poemas, oratórias, danças, promovendo essas ações não apenas na escola, mas com idosos, doentes, escolas municipais, creches, APAE com atividades teatrais, conversas, seminários, musicais, todo tipo de interação social.
Com essas ações esperamos que o ambiente educacional motive e torne indivíduos críticos e participativos.

As propostas pedagógicas, que gira em torno do cotidiano de nossos adolescentes, verifica-se que trás novas abordagens a inclusão da vida social que essa nova geração vem trazendo. Uma delas, à qual foi proposta, os "chats da internet", que eles mais utilizam para se comunicar uns com os outros. Partindo deste principio, os possíveis relatos dos alunos, seriam a primeira mão muito sucinto, pela intimidade, que muita das vezes seria papos de paqueras. Disto, ve que os diálogos tem variantes, nos diversos campos da comunicação.
Por conseguinte, pode ser trabalhados diversos assuntos, até mesmo pelos perigos que os adolescentes correm com o mundo virtual (prostituição, venda de órgãos) cuja muitos não tem noção com quem estão conversando. Para perfazer assim então uma forma de ingração à realidade, e consequentemente o respeito mutuo.

Abrir espaço para diálogo, bom relacionamemento, compartilhar a vida em sociedade ser bons amigos. A partir do momento que você tem um bom relacionamento fora e dentro da escola, despertará interesse em expectativas de vida. A maioria dos jovens trabalham em regime familiar, outros pela próprio sustento sem segurança e proteção e muito menos bem remunerado. Eles tem consciência de seus direitos trabalhadores, mas porem não tem muita opção. Outros não trabalham faltam-lhe incentivo ou desanimo mesmo sempre a dialogo as vezes de muito proveito e as vezes não resolvido no momento, mas quem sabe no futuro eles amadurecem e faz aceita um projeto para sua vida.

Observamos que através de pesquisa realizada no ensino médio a maioria dos alunos pretendem cursar o ensino superior, com expectativas de obter um bom emprego, pensando em um futuro melhor, a minoria não tem muita expectativa em cursar uma faculdade pensam em conseguir um emprego ou ingressar em um curso técnico que alem de ser mais acessível e mais rápido.
Praticamente todos os alunos pesquisados acham que com o termino do ensino médio terão mais oportunidade no mercado de trabalho, ate citam a oportunidade como jovem aprendiz, mas mesmo trabalhando pretendem cursar curso superior para que possam melhorar seus conhecimentos, rendas e vida pessoal, em relação a escola, ambiente e profissionais, citam alguns pontos que devem ser repensados e melhorados tanto na parte pedagógica quanto estrutural, ainda em relação a escola acham um espaço de boa convivência fazer amizades e adquirir conhecimentos.