Colégio Estadual Protásio de Carvalho
Após os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio assistirem o vídeo "Desafio do Passinho: uma forma de expressão corporal e sociocultural?", envolvemos a comunidade jovem em um diálogo sobre as questões propostas pelo "Reflexão e ação". De uma forma geral, os alunos dos 9° anos, que ingressarão no Ensino Médio, se mostraram muito imaturos nos seus questionamentos e as suas respostas foram muito evasivas. Todos os grupos, porém, concordaram que o Funk não faz parte da cultura da comunidade na qual eles vivem e, ainda, que não basta introduzir hábitos juvenis na escola, mas sim dar estrutura para o desenvolvimento de atividades próprias de cada região. Foram sugestões dos adolescentes: construção de anfiteatros e salas próprias para música e desenvolvimento de atividades socioculturais.
Com relação à internet, foi enfatizado pelos jovens a segurança que sentem ao usá-la. A perda da timidez, foi muito comentada: os adolescentes sentem insegurança ao se expressar pessoalmente e acabam não o fazendo por medo da reação dos outros. O poder "deletar" o que foi dito e repensá-lo também foi comentado como vantagem. Apesar disto, a questão da não confiabilidade na internet também foi largamente colocada em discussão.
Até aqui, os jovens tem se mostrado conscientes de que a culpa não é de um determinado setor da sociedade, pois todos devem fazer a sua parte. Para os alunos do 3° ano do Ensino Médio, a maior preocupação não é trazer a cultura de fora (das ruas) para a escola, mas sim cursos profissionalizantes, necessários para o mercado de trabalho, oportunizar o currículo preparando o jovem para a competitividade do mundo profissional e social no que diz respeito a empregabilidade e a formação acadêmica.