Temática II : CARTA ABERTA AOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO - COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO CARLOS GOMES - NRE TOLEDO - ORIENTADOR DE ESTUDO: CÉLIA BARBOSA VILELA
Terra Roxa, 30 de Agosto de 2014
Queridos Estudantes,
Hoje, nos reunimos para discutir os rumos da Educação, no que diz respeito, principalmente ao Ensino Médio. E a discussão nos levou a refletirmos sobre quem são vocês de verdade. Quais são os seu sonhos? O que vocês esperam de nós professores? O que representa a escola para cada um dos estudantes que fazem com que esse ambiente possa ser chamado de Escola? E o que podíamos fazer para que nos aproximarmos mais de vocês.
E então, decidimos começar com esta carta. Foi uma ótima ideia e a maneira como foi discutida a confecção de uma carta coletiva, e acreditamos que esta é uma forma simples para chegar mais perto, de dizer-lhes que nós professores, na verdade estamos na escola não apenas como educadores, mas também como um amigo do dia a dia que pode dividir com vocês os problemas, as aflições e os dissabores do seu cotidiano; procurando de alguma forma ajudá-los a solucionar ou dar orientações para que esses problemas sejam solucionados. Queremos, com isso, caro estudante, que você saiba que estamos aqui com um único objetivo, ajudá-los a encontrar o seu caminho.Não somos, de forma alguma, seus inimigos...mesmo quando, damos uma “bronquinha” não é por mal, estamos na verdade, tentando acordá-los para a realidade que nos cerca. Acreditamos que essa carta possa acabar com qualquer mal-entendido, mostrando que a satisfação do professor é sempre poder elogiar e sentir orgulho dos seus alunos, que esse, na verdade, é o combustível que nos motiva a melhorar cada vez mais.
Estudante, portanto, é com imensa satisfação que nós professores estamos dedicando um tempo, mais que importante e necessário, para discutirmos e trocarmos ideias a respeito dos estudantes de Ensino Médio. Todo educador tem sua visão de cada aluno a partir do seu ponto de vista, ou, da realidade de sala de aula. Todavia, o interessante é parar para se imaginar no lugar de cada um. E este é o exercício que estamos fazendo. E percebemos, que nem sempre damos a devida atenção, pela "famosa falta de tempo" a fatores que influenciam a vida escolar de vocês. Chegamos à conclusão de que a nossa função não é somente ensinar os conteúdos, mas também auxiliá-los, se possível, for, nos momentos de conflitos, em que vocês pedem conselhos sobre assuntos particulares, fazendo-nos sentir importantes em suas vidas . Assim, a relação aluno-professor ultrapassa as diferenças entre ser aluno e ser professor.
Mas, queridos estudantes, para que consigamos atingir os nossos objetivos, precisamos da sua postura de verdadeiros alunos comprometidos com a aprendizagem e para isso é necessário que nos encaminhem algumas sugestões sérias para que nosso relacionamento com vocês em sala de aula, seja cada vez mais proveitoso e dinâmico. Porque estamos vendo vários alunos desinteressados, desmotivados, indolentes, que parecem ir à escola apenas para passear. Na verdade, acredito que falta a estes (vocês) alunos justamente entenderem que na escola os alunos têm como função aprender a relacionar, a ler, escrever, serem cidadãos dignos e aptos para sua vida futura. A função do aluno é muito séria, mas infelizmente muitos chegam nesse ambiente de crescimento e desenvolvimento totalmente "inocentes" sobre o 'porquê' e o 'para quê' estão ali. Então cabe à comunidade escolar em primeiro momento mostrar a vocês o motivo de existir a escola. Pode-se observar que a maioria dos alunos "ama" tal espaço, por isso precisam entender que a escola não é apenas um espaço de lazer, encontrar amigos, merendar e fugir das responsabilidades atribuídas pelos pais em casa. É nesse ambiente escolar que será acrescentada e muitas vezes até ensinado que o futuro da humanidade está no aprendizado que só a escola pode proporcionar.
Sabemos que as obrigações e responsabilidades que vocês, estudantes assumem no presente constituem-se fonte de preocupação com relação ao seu futuro e que a velocidade das mudanças “obriga” a renovar, na mesma velocidade, a mudança de visão que se tem do mundo. Por isso a nossa preocupação é lhes assegurar uma formação que permita construir um futuro promissor através da experiência vivida no ambiente escolar. Tudo o que mais queremos, é vê-los andando sempre com passos firmes! Para isso, estabeleçam metas em suas vidas e lutem para que elas se concretizem. Não desistam de vocês, porque nós, seus professores, jamais o faremos.
Temos consciência também, que a relação autoritária entre Professor - Estudante, já não satisfaz as demandas atuais, diante disso necessitamos estabelecer um novo relacionamento, onde o respeito prevaleça, mas não por meio do medo, e sim pelo discernimento em saber que devemos respeitar uns aos outros. Para isso nós professores devemos reconhecer vocês estudantes em suas particularidades e diferenças contextuais e sociais, da mesma forma vocês também devem desenvolver essa sensibilidade, para nos reconhecer como sujeitos. O estabelecimento desta relação de respeito e consideração mútua pode emergir um ambiente escolar mais proveitoso e dignificador para todos.
Além disso, estamos falando em pessoas concretas, que carregam em si afetos, angústias, enfim uma infinidade de sentimentos. E agora os questiono: Não seria mais adequado criarmos uma relação pautada na afetividade? Uma vez que, o professor não é somente transmissor de conhecimento, possuímos todos os sentimentos que vocês também possuem, porque então não criamos uma relação de reciprocidade?
Para concluir, uma relação só é proveitosa na medida em que os sujeitos desta relação compartilham entre si, valores, conhecimentos, experiências... O que vocês estudantes estão oferecendo para nós? E o que vocês desejam que nós ofereçamos para vocês? Estamos esperando de vocês uma resposta a esses questionamentos, e vocês podem fazer isso de forma individual ou coletiva. O importante é que vocês nos digam também, com toda a sinceridade, como amigos que somos, o que vocês esperam de nós. Pois acreditamos que juntos podemos construir uma escola de qualidade, que seja capaz de atender as expectativas de todos nós, portanto a opinião de vocês é muito importante nesse processo de construção.
Abraços Fraternos de seus professores
Alex Sandro Rodrigues Brito, Carla Vanuza Heinen, Carlos Hamilton Silva, Célia Barbosa Vilela, Caroline Andressa Momente Melo, Ivanildo Vieira Lima, João José Marques, Marciele Cristina Correa, Neusa Pereira de Lima, Sandra Mara de Morais, Valdineia dos Santos Burdinhão.
- Logue-se para poder enviar comentários