O jovem como sujeito do ensino médio.
O ensino médio é a fase em que o jovem se encontra em transformações e estas transformações podem ser vistas de forma diferente. Para alguns é uma fase de vida saudável, com muito vigor, saúde, beleza e divertimento, enquanto para outros é considerada uma fase de desafios, tanto na questão emocional como racional.
O estudante atual é a soma de vários fatores presentes no cotidiano escolar, social e familiar e aos professores do ensino médio é necessário ter conhecimento sobre o assunto.
No texto percebemos 4 dimensões a serem consideradas na análise da juventude atual, ou seja, os alunos do ensino médio: Noção de juventude; Identidades Juvenis; realidade juvenil e participação juvenil e a visão dos jovens acerca da escola.
A juventude atual vê nos meios de comunicação e nas tecnologias de informação o grande motor de seu comportamento. O uso dessas tecnologias em sala de aula é muito promissor, porém, os defensores de tal utilização não tem levado em consideração o fato de os alunos utilizarem tais meios para práticas não muito adequadas e que com certeza farão este uso em sala de aula.
O uso das tecnologias em sala deve ser primeiramente estudado de forma a não comprometer o aprendizado durante a permanência do aluno na escola, fazendo com que os mesmos tenham consciência de que as tecnologias devem ser usadas, na escola, apenas com a orientação do professor.