TEMÁTICA I - SARA MACIEL DE SOUZA - 01/09/14 - Col. Est. LINDOESTE

Temática I
Após as leituras propostas e discussão o grupo levantou algumas questões que nos levam a pensar como manter os jovens na escola, percebemos que a cada dia a necessidade de estudo e trabalho ao mesmo tempo além do compromisso com ajuda para o sutento da família é um dos maiores desafios.
Percebemos que temos hoje pelo menos quatro formas de conclusão do Ensino Médio. O governo parece sinalizar para o ensino integral. É possível considerar que esse método seja uma das formas de garantia de formação no sentido cultural, científico. Cabe ressaltar que isso também possa ser um meio de formação técnica, possibilitando a incerssão no mercado de trabalho.
Essa é uma medida humanitária que pode garantir direitos educacionais e sociais a uma grande parte de estudantes brasileiros, principalmente nas regiões mais humildes do país.

Estudos sobre a formação integral do estudante do Ensino Médio devem contemplar, num primeiro momento, a realidade desse alunado. Problemas como a evasão escolar, a defasagem idade/serie e os indicadores da baixa qualidade do conhecimento adquirido são pontos relevantes neste processo.
Neste sentido, a prática pedagógica deve pautar na direção a resolver esses conflitos: uma educação que contemple o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura devem, antes de mais nada, ter a garantia de subsídios para o seu desenvolvimento. As políticas públicas devem primar pelas garantias do cidadão em sua formação integral. A legislação deve permear pela real situação da educação, sem mascarar ou subtrair os erros históricos e atuais no processo educacional brasileiro.
Em relação a área pedagógica esta deve estar bem preparada, atuante e disponível, oferecer resistência as mudanças nada mais é do que um entrave para as potencialidades a serem adquiridas.
Outro aspecto a ser ressaltado denota ao futuro desses estudantes: garantir a continuidade dos estudos, boa formação e condições de construção de um futuro mais qualificado são importantes para criar nos discentes o desejo e mentalidade da educação enquanto aspecto norteador ao futuro do cidadão.
Esta não é uma questão só Educacional e sim social e cultural, sabendo-se que a maior parte da evasão escolar e o ingresso no mercado do trabalho.
Diante dessa desigualdade de nossa clientela cabe a nós incentivar, cativar, motivar, trabalhar e mostrar que eles também têm capacidade de se integrar a sociedade como ser capaz e igualitária a todos.
A escola publica tem como objetivo trabalhar o ser humano para a vida em sociedade, família, não só para o mercado de trabalho, só assim será capaz de viver e agir como ser social.