Na temática 1 foi analisado a história sobre o ensino médio, onde somente os poderosos podiam estudar. A classe menos privilegiada com o passar dos anos conseguiu o direito de frequentar o ensino médio. Assim, só os desafios que permanecem para o ensino é criar um ambiente mais atraente e acolhedor no ensino fundamental.
Não dá para falar de melhorias para ensino médio, sem olharmos o ensino fundamental de maneira mais aprofundada, onde está o maior problema do ensino médio. Pois se compararmos a formação do aluno, com a construção de uma casa, onde a fundação é a parte mais importante, veremos casas (alunos) com problemas estruturais.
Como já discutido, para alcançar a universalização do ensino médio, temos obrigação, enquanto educadores, de pensarmos nos alunos enquanto sujeitos com necessidades imediatas, que muitas vezes não é de conhecimento, mas sim, de alimentação, vestuário, moradia, transporte, saúde, etc.. Como podemos, com a ampliação do espaço físico, transformar as escolas em espaços educativos mais atrativos que tenha como um dos objetivos a promoção e mudança da realidade desse aluno?