Temática do caderno 1- Etapa 2-
REFLEXÃO E AÇÃO
Temática do caderno 1- Etapa 2-
Colégio Estadual João Manoel Mondrone – Medianeira PR
Grupo: Lenir de Moraes dos Santos, Neide de Oliveira, Regina Remor Mazzurana
REFLEXÃO E AÇÃO
1) O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola. Vamos assistir ao vídeo?
Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões: 1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais? 2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente. Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&i¬d=...
A diversidade e a pluralidade dos sujeitos da escola, abragendo seus diversos aspectos, seja em relação às culturas, formas, características físicas, condições especiais e sociais, etc é tema frequente nas discussões em nossa escola.
Embasamos nossas ações em Arroyo, quando usa o termo “sujeitos de direito”, indicando que educadores e educandos são sujeitos de direito ao conhecimento, vendo-se e reconhecendo-se como tal.
Partindo desse pressuposto, a organização de nosso trabalho pedagógico precisa ser reorientado, pois
“guiados pelo imperativo ético do respeito aos educandos, como sujeitos iguais de direitos, seremos levados a construir novas formas de ordenamento dos conteúdos que garantam não apenas o direito igual de todos ao conhecimento, à cultura, aos valores, à memória e à identidade na diversidade, mas que garantam a igualdade de todo conhecimento, cultura, valores, memórias e identidades sem hierarquias, segmentações e silenciamentos. [...] Ainda, guiados pelo imperativo ético do respeito aos educandos, como sujeitos iguais de direitos, seremos obrigados a reconhecer que o direito à educação, ao conhecimento, à cultura e à formação de identidades não se dá isolado do reconhecimento e da garantia do conjunto dos direitos humanos. (ARROYO, 2004, p. 38).
A proposta curricular, no Colégio Mondrone, principalmente por se tratar de uma escola publica é voltada para a cidadania e demonstra a preocupação com as diversidades existentes na sociedade. A ética que norteia e exige de todos, da escola e dos educadores em particular, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação e a busca pelo cumprimento do princípio constitucional de igualdade, com base nesta sociedade tão desigual, tão diversa é preciso que os próprios educadores se submetam a esse processo reflexivo, e que se compreendam como mediadores desse processo. Isto é, é preciso que os educadores enxerguem que todos os alunos são sujeitos de direito e que a escola, através do conhecimento, contribua para que o aluno se dê conta de seu valor como sujeito, e atinja a consciência de si, do outro e do mundo.
A escola, ao atender as peculiaridades físicas, psicológicas e sociais de seus alunos, criará condições para que eles participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade, buscando e transformando saberes dentro das suas vivências eliminando preconceitos e diferenças.
2) Professora e professor, propomos nesta lógica de organização do trabalho pedagógico escolar, uma reflexão acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores, funcionários e familiares nos processos de gestão democrática da escola, com vistas à socialização do conhecimento e democratização das relações internas na escola. Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da autonomia dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP. Nesta atividade formativa de reescrita do PPP, todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de autor do projeto da escola em condições de igualdade, superando os limites da democracia representativa que circunscreve o exercício de voz e voto apenas àqueles representantes eleitos. Nesta reflexão, realize as seguintes atividades: 1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP. 2) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.3)Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes.A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
b) O que já foi feito para resolvê-los?
c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições
dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.
Para criação e principalmente para a pratica de um currículo que valorize a diversidade e que contribua para a formação humana integral do aluno do ensino médio, visando as relações entre as áreas do conhecimento e a articulação entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia, é preciso que as escolas realmente sejam espaços de aprendizagem. Para tanto é preciso pensar na estrutura física das escolas, material pedagógico em abundancia e acessíveis a todos, formação docente inicial e continuada, número de aluno por turma, infraestrutura e recursos pedagógicos.
Diante do exposto e do debate realizado com os alunos, alguns problemas foram citados:
- Respeitar a história do indivíduo, levando em conta as suas experiências;
- Reduzir o número de alunos por turma para dar uma atenção mais individualizada;
- Procurar conhecer as diferenças, sabendo que, apesar delas, cada ser é singular;
- No contato com os alunos, cabe ao professor esforçar-se para identificá-los pelos seus nomes.
- Repensar avaliação, avaliação essa que é mediada em sua maior parte por provas.
- Indisciplina em sala de aula
- Alunos desmotivados ou sem vontade de estudar
- Falta de professores, pedagogos, para atender a demanda da escola (alunos, professores, pais, comunidade escolar).
Algumas medidas foram tomadas para diminuir esses problemas como, por exemplo, o aumento da hora atividade e esta sendo organizada, quando possível, de maneira concentrada para que os professores da mesma área do conhecimento possam se encontrar para discutir ou realizarem curso, a realização do pré-concelho para que possamos ter um apanhado geral da turma e levantamento de alguns alunos que necessitam de atenção especial.
Todos os segmentos devem estar comprometidos com essa situação, começando pelos pais, alunos, professores, gestores e por fim os responsáveis pelas políticas educacionais.
3) Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. A se¬guir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
PROBLEMA
( O que precisa ser mudado) IMPACTOS NEGATIVOS
( do problema) AÇÕES
(para resolver o problema)
Falta de planejamento ocasionando improvisação
Interferência na rotina, gerando indisciplina. Planejamento e execução do PTD, assumindo suas condições como Profissional.
Evasão e distorção, idade serie.
Abandono, reprovação, falta de interesse. Acionar as redes de proteção.
Preconceito e discriminação /Diversidade
Pré-julgamento, Pré-conceitos, problemas e discriminações gerando polemicas e Bullying. Palestras e estudos, com aconselhamentos pré-definidos.
Formação e condições de Trabalho dos Profissionais da Educação
Autonomia, formação de identidade, materiais e meios necessários conforme ambiente. Acompanhamento da equipe gestora
Avaliação diferenciada
Dificuldade tanto para o aluno quanto para o professor.
Desinteresse pela escola e aprendizado, por falta de acompanhamento de conteúdo.
Deve estar integrada em equipe pedagógica, pais, professores e alunos. Tendo cada um com a orientação adequada.
4)Prezado Professor, prezada Professora, individualmente leia as duas atividades propostas e es¬colha uma para realizar. Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas.
I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:
1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?
II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
Atividade II- Analisando o Conselho de Classe do Colégio Estadual João Manoel Mondrone , acreditamos que muito já tenha-se evoluído, porém ainda pode ser melhorado. Incialmente é realizado um pré-conselho entre a equipe pedagógica e com cada professor; onde se analisa, de acordo com cada disciplina se os alunos são faltosos, se deixam de fazer avaliação, tarefas e trabalhos, se há algum problema de indisciplina, se o rendimento do aluno é suficiente, e há um campo onde os professores dão sugestões para resolver os problemas detectados (referente à dificuldade da aprendizagem), para casos que necessitam de uma atenção especial os alunos e/ou responsáveis são chamados. Em outro momento há a reunião com todos os professores e equipe pedagógica para socializar as informações e combinar melhorias para turma como um todo.
Acredita-se que as reclamações estão relacionadas com alguns professores referente à turma (indisciplina, conversa, etc) e torna-se um problema quando é geral (dificuldade de aprendizagem, por exemplo).
As questões de ensino-aprendizagem tratadas no conselho se referem a dificuldades específicas dos alunos em determinados conteúdos e disciplinas. Da turma analisada percebeu-se que a maior dificuldade estava relacionada a área de português/matemática e foi criado um grupo de estudo para cada disciplina em convenio com universidade da região. Referente à Gestão Democrática houve a participação de todos os professores, equipe pedagógica e direção, onde todos tiveram oportunidade de opinar e a solução encontrada de forma grupal. Não há uma solução, uma receita única para a realização do Conselho de Classe, mas acredita-se que assim como esta exposto no PPP do Colégio Mondrone “o fundamental é compreender que o Conselho de Classe é muito mais complexo que a simples retrospectiva do comportamento e notas do aluno no decorrer do período (mês, bimestre, trimestre, etc.), e que, neste espaço, tornam-se possíveis as mudanças, ainda que pequenas e gradativas mas que sigam uma mesma direção. Expressa-se aqui, a intencionalidade do ato educativo, que requer competência profissional, reflexão crítica sobre a prática, comprometimento com a aprendizagem do aluno, sem que isso signifique, como afirma FREIRE (2201) excluir “afetividade e a alegria” do processo educativo”.
- Logue-se para poder enviar comentários