Temática 7 - Reflexão e Ação sobre o Caderno 1 do MEC (pág 26)

Guaraniaçu, 16 de dezembro de 2014.
Temática 7 - Reflexão e Ação sobre o Caderno 1 do MEC (página 26)
         No processo de reconstrução histórica do ensino médio no Brasil, observa-se a produção de uma farta legislação, ótimas teorias e bons discursos, porém, o problema persiste, ou seja, um ensino marcado pela descontinuidade, pela fragmentação e pela inconsequência. Outro equívoco, e pensar que vamos preparar para vida com apropriação superficial dos conhecimentos científicos, na maioria das vezes, isolados do contexto social e cultural que vivemos.
      Assim sendo, torna-se eminente a necessidade de superar esse modelo que predomina nas escolas. No entanto, é primordial neste processo de mudança considerar para quem esta ensinando? O que ensinar? Para que ensinar? Ou seja, estabelecer um foco, uma direção do ensino e uma perspectiva aos jovens. Então, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio poderá oportunizem uma reflexão ampla e fornecer possíveis caminhos para ações políticas e didático-pedagógicas que possam intervir e atenuar o problema levantado, tornando-se uma ferramenta não apenas de fortalecimento, mas, de transformação do ensino médio no Brasil.
Valmir Cordeiro dos Santos