Temática 7 - Considerações Finais

NRE: Assis Chateaubriand
Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela - EFMP.
Componentes do grupo: Cicero Ferreira de Lima; Dario B. Acácio; Genivaldo Garbeline; Marcia de L. Morales; Maria F. Pereira; Mario Antonio Correia; Nadir Tono; Solange de C. Marchi; Suely P. de Andrade; Vilma Rinaldi; Walter José dos Santos; Walter Romano Sanches; Laercio Pereria de Andrade e Doralice C.Bispo.
Ações sobre sujeitos do ensino médio
Considerando as reflexões a respeito do Jovem Sujeito do Ensino Médio, acreditamos que para uma melhor aproximação com eles é conhecer seus projetos de vida, perspectiva de futuro, o que pensam, por que pensam ou agem, suas identidades, linguagens. Uma boa estratégia é ouvi-los, e para isso devemos criar um instrumento que ofereça condições de expor suas realidades, o qual nos dará suporte e diagnóstico para melhor planejar nossas práticas docentes.
A partir dessas reflexões, o desafio será o de descrever a identidade dos jovens estudantes do Colégio Senador Teotônio Vilela e que ações são necessárias para essa tarefa.
Será aplicado questionário de pesquisa como instrumento que dá pista no sentido da descrição dessa identidade. A realização de debate em sala de aula, em grupos, levantando as expectativas em relação a escola, as perspectivas profissional e a autodescrição de como estão agindo com estudantes hoje para conquista dessas perspectivas. Além disso, propor que os alunos produzam uma carta sobre suas expectativas em relação à escola e a educação.

Gestão democrática
No Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela, a equipe diretiva envolve todos na tomada de decisões, por meio de reuniões com as instâncias que são marcadas com antecedência, divulgadas através de editais, de convites aos membros através de ofícios, por e-mail e nos horários dos intervalos.  Muito tem se avançado quanto a participação coletiva, onde tanto a APMF que é uma unidade executora, como o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil nas tomadas de decisões coletivas sempre voltadas para a melhoria e qualidade da educação.
A partir dessas orientações, no plano de ação para 2015 está previsto a realização de palestras de conscientização/ motivação para envolvimento das famílias com  a escola; intensificar os eventos já desenvolvidos na escola, promovendo momentos científicos, esportivos e culturais com apresentação e envolvimento dos alunos, pais e professores; envolver os pais em atividades recreativas e culturais; orientar constantemente aos pais quanto às suas responsabilidades em acompanhar a vida escolar dos filhos.

Currículo
Para o desenvolvimento qualidade na aprendizagem, o currículo traz a necessidade de se construir o conhecimento de forma interdisciplinar envolvendo diferentes áreas.  Ou seja, abre-se espaço para o diálogo e colaboração entre elas, conduzindo a uma interação com o propósito de desenvolver um conhecimento integrado de onde cada disciplina saia enriquecida. “Para que o conhecimento possa ser construído nessas bases (interdisciplinar), aluno e professor passam a ser vistos como pesquisadores, uma vez que buscam constantemente, em outras disciplinas, subsídios e auxílios para resoluções de problemas e para a construção de conhecimentos”. Assim, a ação de planejamento é o principal fator de sucesso ou fracasso da integração curricular.
Como ação planeja-se coletivamente ações que geram levantamentos de problemas interdisciplinares em que, em cada disciplina, se trabalha o conteúdo específico sem perder de vista a relação com outras disciplinas, utilizando-se de recursos variados, dentre eles laboratório de informática, projetor multimídia, internet, biblioteca, TV multimídia.
Outras ações como a promoção de momentos de troca de experiência entre os educadores para de sugestões/metodologia que positivas e organização de estudos sobre as concepções de educação que fundamenta o currículo também estão previstas no plano de ação do Colégio.

Áreas
Considerando que as áreas de conhecimento constituem-se em organização de disciplinas que tratam de objetos afins ou que se aproximam e amplia o diálogo entre os componentes curriculares (disciplinas).
No Estado do Paraná fez-se a opção pela organização disciplinar do currículo e pelo tratamento integrado e contextualizado dos conteúdos, favorecendo as relações interdisciplinares, mas para isso é necessário o aprofundamento de cada um dos conteúdos, com suas especificidades é possível estabelecer um diálogo entre as disciplinas.. Entendemos que não há necessidades de alteração na organização das DCE, mas devemos implementar a interdisciplinaridade levando em consideração os eixos do trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico, estabelecer relações entre as áreas de conhecimentos para que não fique uma fragmentação de conteúdos, e sim com os mesmos conteúdos fazer esta relação, permeando as quatro categorias ou dimensões, um olhar para formação integral e humana. Pensamos que é necessário investir na formação de professores.

Avaliação externa
As experiências vividas com avaliação externa nacional e, especificamente, no Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, município de Assis Chateaubriand, em relação à Prova Brasil, ano 2013, mostra que a taxa de rendimento foi de 3,8 do IDEB, o qual retrocedeu em relação a 2011 em que esse índice foi 4,3.
Já em relação a avaliação externa do Estado do Paraná -  SAEP, em Língua Portuguesa, a proficiência média em 2012 foi de 227,9 e em 2013 foi de 238,2; matemática em 2012 foi de 234,0 e em 2013 foi 237,3, isso para o 9o ano do ensino fundamental.
A partir desses resultados, as avaliações externas serão discutidas, na semana pedagógica de 2015 com todos os professores e equipe pedagógica. As fragilidades serão mostradas através de gráficos para melhor leitura dos resultados deixando claro os descritores e os distratores. Essa ação norteará a um novo replanejamento das ações pedagógica, reorientando as metodologias, práticas, didática e busca de novos recursos pedagógicos.