NRE: Toledo, Coordenadora Rosana Faggion
TEMATICA 7 AVALIAÇÃO FINAL
Após a leitura das Wikis de cada temática, construa um texto coletivamente, propondo ações para cada um dos temas:
◦Sujeitos
◦Gestão democrática
◦Currículos
◦Áreas
◦Avaliação externa.
Considerando que as temáticas propostas ao longo dos encontros e cadernos deste grupo de estudo estão em consonância com muitos estudos e propostas já elaboradas pelo educandário em Semanas e Reuniões Pedagógicas, bem como nas paradas de Formação em Ação, sugere-se a utilização das ações propostas pela coletividade do educandário presente nestes encontros, sendo:
1.1. SUJEITOS
Elaboração de novo texto (redação) sobre o perfil e caracterização da comunidade escolar incluindo o perfil dos alunos (sujeitos) e suas famílias, além da identificação dos pontos fortes e fracos da comunidade local onde a escola está inserida, a partir da tabulação dos dados da pesquisa diagnostica realizada junto às famílias neste ano para a atualização dos dados do PPP (Projeto Politico Pedagógico) visto que a ultima pesquisa realizada neste porte foi em 2006 e exigia atualizações. Vale lembrar que a Tabulação e redação não foram possíveis de serem concluídas até o momento para que seja disponibilizada neste momento.
Repasse deste perfil e caracterização da Identidade da Comunidade Escolar aos professores para auxiliar na organização e planejamento de suas aulas ao longo do ano letivo de 2015.
1.2. GESTÃO DEMOCRÁTICA
Aproveitamento do Plano de Ação elaborado na Semana Pedagógica de Fevereiro e Julho quando da aplicação de Formulário para análise de indicadores da Qualidade na Educação respondido pelos segmentos:
Grupo 01 – Equipe de direção e equipe pedagógica.
Grupo 02 – Professores da escola.
Grupo 03 – Agentes educacionais I e II
Grupo 04 – Grêmio estudantil e/ou representantes de turmas.
Grupo 05 – APMF
Convém lembrar que no os três itens na Dimensão Gestão Escolar Democrática que mais deixaram a desejar nesta avaliação foram:
1.Pouca ou Baixa Participação Efetiva de estudantes, pais;
2.Conselhos Escolares pouco atuantes;
3.Tratamento aos conflitos que ocorrem no dia a dia escolar (baixo uso do diálogo e negociação para resolver conflitos que surgem entre as pessoas no ambiente escolar por parte da direção, equipe, professores e funcionários)