Durante o estudo das temáticas estudamos vários temas, entre eles: O Jovem como Sujeito do Ensino Médio, O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral, Áreas de Conhecimento e Integração Curricular, Organização e Gestão democrática da Escola e Avaliação no Ensino Médio . Vimos que o processo educacional não pode estar centrado em conteúdos que apenas são transmitidos, mas na realidade social deste aluno, buscando formar um sujeito no todo, para isso é necessário a construção de um currículo integrado que esteja apoiado na relação das diversas áreas dos saberes e na articulação entre teoria e prática.
Hoje o currículo esta pautado em uma seleção de conhecimentos e de práticas históricas, que é fragmentado isolando os saberes, portanto, o grande desafio é um currículo integrado onde se busca as articulações entre as disciplinas, buscando a pluralidade e a inclusão, onde a diversidade seja respeitada,sendo necessário a elaboração do currículo do ensino médio integrado onde a prática pedagógica esteja articulada com o trabalho, ciência, tecnologia e cultura não esquecendo da proposta da interdisciplinaridade, priorizando assim a formação humana integral.
Nas áreas de conhecimentos entendemos que é direito do aluno do Ensino Médio de ser inserido no mundo formal dos conhecimentos, tendo como suporte a Ciência, sendo preparado para o trabalho e cidadania, aprimorando o educando como uma pessoa humana, buscando a formação ética, a autonomia intelectual e o pensamento ético, tendo direito a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos.
Na temática da avaliação percebemos a importância deste processo, pois ele nos fornece informações sobre o processo ensino aprendizagem, tanto para o professor e equipe pedagógica conhecerem e analisarem os resultados do seu trabalho, como para o aluno como para o aluno verificar o seu desempenho, ampliando o sentido de verificar se a aprendizagem está sendo significativa, se o saber elaborado é real e usual, visando a formação de indivíduos conscientes, críticos, autônomos, criativos e agentes da história.
E o carro chefe de tudo é o desenvolvimento do PPP , sendo de grande importância, pois ele abre espaço para discutirmos, refletirmos sobre qual modelo de escola queremos; participativa e comprometida com a relação sociedade-escola .O PPP não resolverá todos os problemas mas a sua elaboração de forma coerente e participativa contribui para uma organização mais eficaz e inclusiva.